Reconhecimento de Certificações Baseadas em Padrões

Órgão: Ministério de Minas e Energia

Setor: MME - Secretaria-Executiva

Status: Encerrada

Abertura: 01/11/2023

Encerramento: 22/01/2024

Resumo

Contexto

A Portaria Normativa nº 70/GM/MME, de 9 de outubro de 2023, estabelece diretrizes para a utilização da inspeção acreditada de empreendimentos de mineração.

A Inspeção Acreditada
A Inspeção Acreditada é a verificação, por um organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, da conformidade de documentos, processos e instalações em relação à normas e procedimentos previamente estabelecidos, podendo emitir um certificado de conformidade.

Uma possível aplicação da inspeção acreditada consiste no reconhecimento de padrões que possam ser utilizados para emissão de certificados de conformidade. Trata-se de incentivar a criação e adesão a certificações baseadas em padrões e modelos técnicos que promovam melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

Um exemplo seria uma certificação de que um minério foi extraído de acordo com normas ambientais. Tal informação pode ter valor comercial para compradores. E é de interesse público que tais circunstâncias sejam observadas.

Ao reconhecer tais certificações, a Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral – SNGM pode aumentar a credibilidade e promover o uso destes instrumentos. Tal resultado é de grande interesse da SNGM, uma vez que pode ser um meio para impulsionar a adesão a melhores práticas no setor e a promover o cumprimento de obrigações legais.

Um reconhecimento desta natureza deve ser cercado de cautelas. Há três elementos fundamentais a serem observados em qualquer processo: 1) validade da certificação; 2) método de verificação no caso concreto; 3) processo de reconhecimento.

Por validade da certificação, entende-se que qualquer padrão, modelo, protocolo, certificação ou outro instrumento deve possuir bases teóricas e empíricas firmes e consistentes. A SNGM não deve reconhecer proposições precárias sem firmeza metodológica.

Por método de verificação, entende-se que a certificação deve ser validada por profissionais especializados e sujeitos a supervisão e regulação de alto nível. Entende-se que a inspeção acreditada, uma vez que já associada ao sistema de controle do Inmetro, pode ser a ferramenta adequada para tal verificação.

Por processo de reconhecimento, entende-se que o reconhecimento de certificações deve ocorrer no âmbito de um procedimento republicano e eficiente, que permita testar e validar ideias com abertura para participação pública. Trata-se de assegurar que o modelo de reconhecimento seja coerente com melhores práticas de transparência e processo administrativo.

Nesta pesquisa, pretende-se investigar como o reconhecimento de certificações ancoradas em inspeções acreditadas pode ser de interesse do setor e de autoridades públicas.

A ideia na Prática – Exemplo Ilustrativo
Um empreendedor deseja comprovar a seus clientes no exterior que suas atividades não implicam redução de cobertura vegetal na Floresta Amazônica. Há uma certificação sendo desenvolvida no Brasil para comprovar essa circunstância, mas clientes no exterior estão em dúvida sobre a credibilidade dessa certificação. A certificação é apresentada ao governo brasileiro que, após conduzir processo público e transparente, confirma se a certificação atende a exigências de credibilidade e relevância e reconhece a certificação em abstrato. Em seguida, no caso concreto, o empreendedor contrata uma empresa independente para confirmar que sua empresa atende às condições previstas naquela certificação reconhecida pelo governo.

Registre sua Opinião

1. Há notícia de que há interesse em certificações de origem de produtos, práticas ambientais da empresa, emissões, de carbono, etc. Na sua experiência pessoal, que situações ou práticas suscitam questionamentos e dúvidas por parte de compradores de produtos minerais, autoridades públicas nacionais e internacionais, sociedade civil e outros interessados?

3000 caracteres

2. Que certificações você já usa espontaneamente hoje? Dessas certificações, quais são amplamente reconhecidas por entidades públicas ou privadas?

3000 caracteres

3. Em sua opinião, que preocupações o governo deve ter ao reconhecer certificações e padrões?

3000 caracteres

4. Em sua opinião, há certificações que autoridades poderiam adotar para tomar decisões em processos envolvendo direitos minerários? Na sua visão, que cautelas adicionais devem ser observadas para essa adoção?

3000 caracteres

5. Em sua opinião, o reconhecimento ou adoção deve poder ser feito de forma exclusiva para uma certificação ou padrão? Se sim, em que situações? Como eventual outorga de exclusividade poderia ser realizada?

3000 caracteres

6. Em sua opinião, que outras informações e questões as autoridades públicas deveriam ter em mente ao ponderar o reconhecimento de certificações e padrões?

3000 caracteres

7. A Plataforma Participa Mais Brasil não permite a inserção de anexos no Opine Aqui, por isso pedimos que enviem os mesmos a partir do seguinte formulário: https://forms.gle/4z91oJEFupTzktSt5

Envio de opiniões não permitido. Opine aqui encontra-se encerrado.