Articulação e Apoio ao Desenvolvimento Regional e Inovação Tecnológica
Parcerias Interinstitucionais Vigentes
OBJETIVO:
Adesão da Suframa à Rede de Parcerias para o desenvolvimento de ações compartilhadas nos eixos Melhoria em Gestão, Capacitação e Comunicação e Transparência.
OBJETIVO:
Desenvolvimento de ações compartilhadas de interesse institucional comum entre a SUFRAMA e a SUDAM.
OBJETIVO:
Disseminação da cultura de inovação e proteção da propriedade intelectual na Amazônia Ocidental.
Fomento as Cadeias Produtivas
A Suframa também atua no apoio e fomentos as cadeias produtivas localizadas na sua área de atuação.
Parte desse apoio se dá através do incentivo e colaboração na estruturação do Fóruns Estaduais de Indicação Geográfica (IGs) e Marcas Coletivas (MCs) em toda a Amazônia Ocidental e Amapá.
Os Fóruns Estaduais de Indicações Geográficas (IGs) e Marcas Coletivas (MCs) são instâncias de construção da governança no tema, e reúnem pessoas de diferentes representatividades, como órgãos governamentais, instituições de ensino e pesquisa, sindicados, associações e cooperativas de produtores, e demais interessados.
Esses fóruns têm por objetivo constituir uma rede de referência para a ação pública no tocante às IGs e MCs enquanto bens de propriedade intelectual e instrumentos de desenvolvimento territorial e trazem em sua implantação as particularidades locais de cada região do país.
Saiba mais!
AMAZONAS
No estado do Amazonas, a Suframa atua como partícipe do Fórum de Indicação Geográficas e Marcas Coletivas - Origens Amazonas.
Criado em 2018, o Fórum tem o objetivo de fomentar o reconhecimento das Indicações Geográficas e Marcas Coletivas no estado do Amazonas.
ACRE
No estado do Acre, a Suframa atua como partícipe do Fórum Acreano de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas - Origem Acre.
Criado em 2022, o Fórum tem a missão de promover Indicações Geográficas e Marcas Coletivas no Estado do Acre, visando estimular a diferenciação, a inovação, a competitividade e o desenvolvimento regional de forma sustentável e traz como visão institucional a de protagonizar a discussão, a elaboração e a proposição de ações para o desenvolvimento de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas.
O Fórum pauta as suas ações no alcance dos seguintes objetivos:
I – Planejar, articular, coordenar e orientar a participação dos diferentes órgãos parceiros nas ações necessárias ao desenvolvimento, implantação e promoção das Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, tendo por base a integração entre os diversos agentes dos setores público e privado atuantes em áreas afins ao tema;
II – Prestar auxílio institucional gratuito às cadeias produtivas envolvidas com a agenda das Indicações Geográficas e Marcas Coletivas no Estado do Acre;
III – Contribuir para a identificação e diagnóstico de potencialidade das cadeias produtivas, produtores e produtos que possam ser objeto de reconhecimento por meio de Indicação Geográfica ou Marca Coletiva.
RONDÔNIA, RORAIMA E AMAPÁ
A Suframa vem buscando, desde 2022, parceiros nos Estados de Rondônia, Roraima e Amapá que estejam interessados em participar da estruturação dos Fóruns de Indicação Geográfica dos seus estados.
Atualmente, as articulações junto ao SEBRAE/RO, tem colocado o estado de Rondônia como o que mais avançou nessas discussões, sendo possível que o Fórum Rondoniense seja formalizado ainda em 2024.