Notícias
Workshop debate fomento à economia na Amazônia
O auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) foi palco, nesta quinta-feira (9), do "Workshop sobre financiamento e fomento industrial e o desenvolvimento regional", voltado a estimular o incremento de ações que possam atrair e expandir investimentos para o Polo Industrial de Manaus (PIM) e toda a Amazônia. O evento, realizado pela autarquia, foi aberto pelo superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, e contou com a presença do superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Marcelo Pereira, do economista Rodemarck Castelo Branco, do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, e do vice-presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Pedro Mendonça Neto.
Estavam presentes, ainda, o diretor executivo da Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), Pedro Teixeira, representantes de entidades de classe – como a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) – e da indústria local, além de consultores empresariais e servidores da SUFRAMA. Ainda participaram do workshop representantes de instituições financeiras, como o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Banco da Amazônia (Basa) e Agência de Fomento do Estado (Afeam).
Na ocasião, o superintendente Appio Tolentino destacou a necessidade de se alavancar a economia da região e afirmou que “o crescimento econômico se faz com a união de todos os atores presentes na Zona Franca de Manaus. É preciso que todos interajam em parceria à disposição das indústrias, empresas e o comércio aqui instalados, fornecendo cada vez mais informações para que todos entendamos corretamente quais os entraves existentes na região e como superá-los. Da mesma forma, é preciso fornecer mais informações sobre como ter acesso ao crédito". Tolentino lembrou dos programas 'SUFRAMA Itinerante' e 'SUFRAMA nos Municípios', atentando que são justamente para estimular o crescimento em todas a área de abrangência da autarquia.
O superintendente adjunto Marcelo Pereira acrescentou que o evento "tem como um dos objetivos principais aproximar aqueles atores que têm recursos, como os bancos comerciais, àqueles que são os tomadores de recursos, como o comércio e a indústria local". Pereira disse que é interessante que as instituições financeiras entendam a necessidade de se criar linhas especiais de crédito que estimulem o crescimentos dos setores e fomentem a geração de empregos, tendo em vista um universo de mais de cerca de 500 empresas instaladas somente no PIM.
O economista Rodemarck Castelo Branco foi o palestrante principal do workshop e apresentou um panorama da economia do Amazonas, com destaque para a concentração econômica acentuada na capital do Estado, Manaus. "Temos dados como o percentual do Produto Interno Bruto (PIB) do município, que representa 78% do total do Amazonas, a concentração populacional, onde 53% da população reside na capital, e a arrecadação do ICMS (Manaus gera 92% do imposto estadual), que demonstram a disparidade em relação aos demais municípios do Estado", pontuou. Rodemarck afirmou, também, que hoje a sociedade mundial vive momentos de transformação. "Mudanças de uma época a partir da acelerada evolução tecnológica que pode impactar governos de todo o mundo, e precisamos estar preparados", ressaltou.
O diretor executivo da Suder/RO, Pedro Teixeira, lembrou a importância histórica das ações promovidas pela SUFRAMA em toda a região e pregou que é necessário o apoio e a união da bancada federal em prol do desenvolvimento regional. "A classe empresarial é aquela que gera riquezas e empregos e a classe política precisa fazer sua parte, apoiar a SUFRAMA e, indiretamente, apoiar os empresários de toda a Amazônia", disse.
Ainda durante o evento, os representantes das instituições financeiras apresentaram alguns projetos voltados à região e se colocaram à disposição para uma maior interação tanto com os integrantes dos setores públicos e privado, visando a uma expansão crescente da atividade econômica em toda a Amazônia.