Notícias
Visita à fábrica do BMW Group em Manaus marca a décima ação do projeto ‘Zona Franca de Portas Abertas’ em 2022
Fábrica funciona em uma área de quase 10 mil metros quadrados e tem uma produção anual de 15 mil unidades (Fotos: Divulgação)
Lançado no início do ano pela Suframa em parceria com empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), o projeto “Zona Franca de Portas Abertas” chegou à décima ação, nessa quinta-feira (10). A fábrica da vez a ser visitada foi a do BMW Group em Manaus, marca que está na capital amazonense desde 2009 e teve a planta própria inaugurada sete anos depois, com o marco de ser a primeira unidade, fora da Alemanha, a produzir motocicletas de forma exclusiva e que figuram como “top de linha” no mercado brasileiro.
Atualmente, a fábrica é responsável pela produção de oito modelos e a capacidade produtiva anual é de 15 mil unidades.
A fábrica, da marca BMW Motorrad, funciona em uma área de quase 10 mil metros quadrados e possui 186 funcionários, com possibilidade real de crescimento desse número para 200 em 2023, por conta da abertura de um novo galpão, amplo e moderno.
Durante a visita e a conversa com os empresários, que foram acompanhadas por técnicos da Suframa e representantes de órgãos ligados ao turismo local, o superintendente da Autarquia, Algacir Polsin, destacou que organizações como a BMW representam um “chamariz a mais para a perpetuação do projeto Suframa de Portas Abertas”.
“Tínhamos a ideia de vir aqui há algum tempo, até pelo interesse demonstrado pela empresa em conhecer mais sobre o Portas Abertas. Tudo isso é mais uma forma de mostrar, ao País, a importância da Zona Franca de Manaus, de que é preciso conhecer, para saber defender, aquilo que é nosso. E a BMW está inserida nesse processo”, frisou.
Objetivo
O projeto Zona Franca de Portas Abertas tem o objetivo de oferecer opções de visitas monitoradas às plantas fabris que integram o modelo de desenvolvimento regional Zona Franca de Manaus (ZFM).
Outras visitas
Além da BMW, que surgiu em meio a uma discussão que busca fomentar o desenvolvimento do turismo na região – o que também é um dos pilares do projeto, que também abrange setores como comércio e serviços –, já foram realizadas visitas testes, pela ordem: Moto Honda (fevereiro), Centro de Biotecnologia da Amazônia - CBA (março), Caloi (março), Yamaha (maio), Midea (maio), Super Terminais (junho), Caloi (duas vezes em setembro) e Yamaha (em setembro).