Notícias
Venezuela busca viabilizar parcerias logísticas e comerciais com a ZFM
Dando continuidade às discussões visando à integração comercial e logística da Zona Franca de Manaus com a Venezuela, a superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, acompanhada da coordenadora-geral de Comércio Exterior da autarquia, Sandra Almeida, recebeu, nesta terça-feira (30), na sede da SUFRAMA, o cônsul geral da Venezuela em Manaus, Faustino Ambrosini.
Ambrosini, que reuniu-se no mês de maio com a superintendente, apresentou a rota logística para a Zona Franca de Manaus a partir do porto de Guanta, localizado na área metropolitana de Anzoátegui, a 335 quilômetros de Caracas. Segundo informações do cônsul, o trecho Manaus-Guanta pode ser percorrido em três dias, via rodovia, e de Guanta ao Panamá, via marítima, são necessários mais três dias. “Em seis dias a mercadoria está no Pacífico”, afirmou. Para a superintendente Rebecca Garcia, a rota representaria um ganho logístico para as empresas do PIM. “Vamos fazer um levantamento dos armadores que já estão operando no porto e buscar realizar uma visita ao local para viabilizar essa rota para o Polo Industrial de Manaus (PIM)”, observou.
Outro ponto abordado na reunião foi o intercâmbio comercial. O cônsul relatou que, além do interesse em comprar produtos do PIM, a Venezuela também possui um estoque de insumos que talvez possa abastecer alguns segmentos de indústrias do Polo. A superintendente Rebecca Garcia afirmou que a equipe técnica da SUFRAMA irá fazer um levantamento sobre essas duas possibilidades para dar início à viabilização de uma pauta comercial. “A Venezuela é nossa única ligação terrestre e temos interesse em estreitar as relações comerciais e logísticas. Vamos trabalhar com nossa equipe técnica para concretizar essas parcerias”, afirmou.
Ficou estabelecida, ainda, a realização de uma videoconferência com o ministro da Indústria e Comércio da Venezuela, que deverá ser agendada em breve, para dar prosseguimento às discussões da reunião desta terça-feira.