Notícias
Unidade de semicondutores da Cal-Comp é visitada pela Suframa
Cal-Comp é primeira empresa no polo industrial a produzir os circuitos integrados, desde o corte das wafer até o encapsulamento dos chips semicondutores na região (Fotos: Isaac Júnior/Suframa)
A Suframa realizou uma visita técnica à fábrica da Cal-Comp Indústria de Semicondutores, nesta segunda-feira (2). A empresa faz parte Grupo Kinpo Group, de Taiwan, e está instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM) desde 2011, na avenida Torquato Tapajós, bairro Tarumã, zona Oeste.
O objetivo da ação, que foi coordenada pelo superintendente adjunto Executivo da Autarquia, Frederico Aguiar, foi alinhar informações sobre o processo de produção, conhecer os novos produtos que inclusive saíram aprovados da 311ª Reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), realizada nesta segunda-feira, além de fomentar o trabalho de competitividade para a exportação do que hoje é desenvolvido no Polo Industrial de Manaus (PIM). “Desde novembro do ano passado, a Suframa tem trabalhado intensivamente para atrair investidores e aumentar a capacidade de exportação das empresas instaladas no PIM, principalmente agora com a aproximação do governo federal com países como a China. Estamos felizes com o trabalho desenvolvido pela Cal-Comp e o esforço da empresa para entrar nessa competitividade nas exportações”, frisou Frederico Aguiar.
A Cal-Comp é beneficiada pelos incentivos tanto do projeto Zona Franca de Manaus (ZFM) quanto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (Padis). Uma das metas da empresa é ser líder em tecnologia de semicondutores no Brasil.
O grupo possui dois galpões na capital amazonense e estão localizados numa área de 43,3 mil metros quadrados. O primeiro é composto pela Cal-Comp Indústria, Comércio de Eletrônicos e Informática Ltda., e o outro abriga a Cal-comp Indústria de Semicondutores S.A.
A Cal-Comp é primeira empresa no polo industrial a produzir os circuitos integrados, desde o corte das wafer até o encapsulamento dos chips semicondutores na região, além de trabalhar com capacidade de 15 linhas e contar com 1,6 mil funcionários ativos.
A exemplo de outras empresas, a Cal-Comp tem valorizado a mão de obra feminina. Aproximadamente 80% da linha de produção, por exemplo, são ocupados por mulheres. Boa parte desse público recebe até oportunidade para estudar e se qualificar na área. Um exemplo é a especialista em Qualidade Ivonéia Santos, 43, que foi enviada a Taiwan, num grupo de 23 pessoas, e há sete anos gere o setor de Análise de Falhas. “Investimos muito no nosso pessoal. Essa é uma das principais marcas de nossa organização”, informou o vice-presidente da Cal-Comp, Bruce Huang.
Além de Frederico Aguiar, participaram da visita o superintendente adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; o superintendente adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; e o assessor da Superintendência Adjunta Executiva (SAE/Suframa), Ozenas Maciel.
Os profissionais da Suframa foram recepcionados pelo vice-Presidente Bruce Huang e pelos seguintes executivos: Stanley Shih, diretor de Negócios; Simon Chen, diretor da Planta; Vic Cheng, diretor Operacional; Jimmy Shih, diretor Administrativo; e Brian Chang, gerente de Vendas.