Notícias
Superintendente da SUFRAMA prestigia evento de divulgação do Pacto da Amazônia
O lançamento do Pacto da Amazônia, documento preparado pelos Estados que compõem a Amazônia brasileira com vistas à Conferência Rio+20, foi feito oficialmente nesta segunda-feira, durante a Reunião de Secretários de Meio Ambiente dos Estados e Municípios, realizada no pavilhão do Estado do Rio de Janeiro, no Parque dos Atletas. O superintendente da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Thomaz Nogueira, prestigiou o evento que reuniu representantes de nove secretarias de meio ambiente de toda a Amazônia, além de secretários de outros Estados brasileiros, convidados e visitantes.
O objetivo do Pacto, apresentado na reunião promovida pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema) e pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), é apresentar as contribuições e demandas para a promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia, resultado de um amplo processo de diálogos e debates promovido pelo Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia, que reúne os nove grupos majoritários de cada Estado que compõem a Amazônia Brasileira.
A SUFRAMA contribuiu para a edição do texto final do Pacto da Amazônia ao inserir o aspecto econômico como tema de extrema relevância à discussão sobre sustentabilidade, tendo em vista que a inclusão do setor industrial nas discussões que geraram o documento é de grande importância para a região onde está instalado o Polo Industrial de Manaus (PIM).
O superintendente Thomaz Nogueira acredita que o Pacto da Amazônia, aliado à Carta dos Governadores, pode sinalizar novos passos a serem dados na busca pela sustentabilidade. “É fundamental ressaltar que quem está falando, tanto para o governo brasileiro quanto para o planeta, é a Amazônia. Muitas vezes a preocupação global para com a região amazônica não reflete a realidade e as ansiedades das cerca de 25 milhões de pessoas que lá vivem, e a Amazônia está mostrando, a partir da fala de seus principais atores, que pode ter uma proposta de sustentabilidade”, concluiu.