Notícias
Suframa visita Pioneer e conhece planos de inovação tecnológica
Principal produto fabricado na planta de Manaus é o autorrádio (Fotos: Suframa/Divulgação)
Em mais uma ação de aproximação com o setor industrial, a Suframa realizou, nesta segunda-feira (14), uma visita à unidade da Pioneer do Brasil, localizada na avenida Torquato Tapajós, bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte de Manaus. A visita teve como objetivo estreitar o diálogo e acompanhar de perto o desenvolvimento da planta, uma das principais fabricantes de equipamentos de áudio automotivo da Zona Franca de Manaus (ZFM).
A comitiva da Autarquia foi recepcionada pelo vice-presidente executivo e diretor industrial da empresa, Shinich Shimazaki, pelo gerente geral Hélio Nonaka, e pela gerente de engenharia de produção e qualidade, Adriana Arruda. Foi a primeira visita de uma comitiva da Suframa à fábrica da empresa.
Inaugurada em 2003, a fábrica da Pioneer em Manaus tem como principal foco a produção de equipamentos de recepção, reprodução, gravação e amplificação de áudio e vídeo, com destaque para o setor automotivo. Atualmente, a unidade emprega 208 pessoas em Manaus e 44 no escritório de São Paulo. A capacidade produtiva da planta, inaugurada em 2008, é de 1 milhão de unidades anuais. A estimativa é que em 2024 a produção alcance mais de 400 mil unidades.
Durante a visita, o gerente geral Hélio Nonaka destacou a importância da Zona Franca de Manaus para o crescimento da empresa no Brasil, salientando que o principal produto fabricado na planta é o autorrádio, com uma produção média mensal de 35 mil aparelhos. "Estamos nesta unidade desde 2008 e, todo ano, investimos entre R$ 5 a 7 milhões na modernização e atualização de nossos equipamentos e processos”, explicou Nonaka. O executivo também mencionou a fabricação de subwoofers automotivos, placas de circuito impresso, controles remotos, além de novos projetos inovadores. “Estamos sempre buscando inovar, e um dos nossos próximos projetos é o NP-1, um Assistente de Direção Veicular com controle por voz, lançado no Japão e com potencial para ser produzido aqui em Manaus", afirmou Nonaka.
A comitiva da Suframa foi composta pelo superintendente Bosco Saraiva; o superintendente-adjunto executivo, Luiz Frederico Aguiar; o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; o superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho; e o gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE/Suframa), Ozenas Maciel.
Bosco Saraiva destacou que a Suframa está empenhada em apoiar os planos de expansão e diversificação da Pioneer em Manaus e também elogiou as instalações da empresa. “Percebemos claramente a satisfação dos trabalhadores em estarem em um ambiente limpo e organizado, dentro de uma empresa com uma marca tão importante no setor. Ao visitarmos a fábrica, observamos cada detalhe: desde o ambiente de trabalho até o tratamento dado aos funcionários e à gestão responsável dos resíduos sólidos. Estamos muito satisfeitos com o que vimos e ouvimos. Além disso, a Pioneer, com sua trajetória de inovação e constante modernização, é um exemplo claro do potencial da nossa região para atrair investimentos e avançar em tecnologias de ponta”, enfatizou o superintendente.