Notícias
Suframa visita as fábricas Amazon Aço, Sousa Motos, Ever Eletric e Voltz Motors
Voltz Motors iniciou a produção em linha de montagem para motos elétricas na Zona Franca de Manaus em julho deste ano (Fotos: Enock Nascimento).
As fábricas Amazon Aço, Sousa Motos, Ever Eletric e Voltz Motors receberam, nessa sexta-feira (7), uma visita de cortesia de comitiva de técnicos da Suframa liderada pelo superintendente da Autarquia, Algacir Polsin.
Durante as visitas, a equipe da Suframa conheceu as linhas de fabricação e montagem, os processos produtivos das respectivas empresas, além de ouvir das diretorias as principais demandas e os projetos de investimentos para os próximos anos.
A Amazon Aço está no parque fabril de Manaus desde 2008, sendo a primeira da Região Norte dedicada à fabricação de produtos como tubos de aço, perfis, chapas, telhas onduladas, trapezoidais, Slitters e conformados de aços planos em geral. A empresa está na sede no Puraquequara desde 2013, funcionando em uma área construída com cerca de 75 mil metros quadrados e atualmente conta com quase 500 funcionários, atuando em dois turnos.
A Sousa Motos iniciou suas operações no PIM em 2010 e atualmente conta com cerca de 130 funcionários. Em uma área de 12 mil metros quadrados, a indústria do setor de Duas Rodas fabrica produtos como bicicleta elétrica, motocicletas e triciclo cargo, tendo capacidade operacional, em um turno, para fabricar até nove mil unidades por ano.
A empresa Ever Eletric Appliances, com capital de origem uruguaia, está no PIM desde 2004 e tem como principal atividade a industrialização de veículos utilitários da marca Effa, utilizando atualmente 43 funcionários.
Criada em 2017, a pernambucana Voltz Motors iniciou a produção em sua linha de montagem para motos elétricas na Zona Franca de Manaus em julho deste ano, como fruto de um investimento de R$ 12 milhões e gerando quase 500 empregos. A unidade localizada no Distrito Industrial 2 tem 12.196 metros quadrados e tem a capacidade operacional de produzir cerca de 15 mil motos elétricas por mês, 180 mil por ano.
A meta para 2022 é fechar o ano com 10 mil unidades produzidas. No ano passado, foram vendidos 4 mil motos e scooters elétricos.
Integrantes
Também integraram a comitiva da Autarquia, além de outros técnicos, o superintendente-adjunto de Projetos, Dower Borges, o coordenador-geral de Análise de Projetos Industriais, Marcelo Pereira, a coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Empresariais, Ana Maria Souza, e o coordenador-geral de Comércio Exterior, Luiz Frederico Aguiar.