Notícias
Suframa sedia reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu
Um dos destaques da reunião de hoje foi a apresentação de grupo da UEA sobre o monitoramento da qualidade da água no Amazonas (Foto: Divulgação/Suframa)
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu (CBHTA) realizou nesta quarta-feira (16), no auditório da Suframa, a sua 16a Reunião Extraordinária, com a finalidade de analisar mecanismos visando à contenção de novas estruturas flutuantes na bacia do Rio Tarumã Açu, envolvendo os órgãos fiscalizadores, e de acompanhar o processo de notificações de flutuantes em curso, entre outras ações constantes na pauta. A reunião integra o calendário de 2023 e foi sediada na Autarquia por conta da decisão de realizar eventos itinerantes para que os membros possam conhecer as diversas instituições que fazem parte do Comitê.
A Suframa possui assento no CBHTA devido ao fato de o Rio Tarumã Açu abastecer áreas do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS) onde estão instaladas empresas incentivadas que utilizam recursos hídricos desse rio. Devido à importância da temática, a Autarquia tem participado de forma ativa e regular das reuniões e eventos promovidos no âmbito do CBHTA ao longo, pelo menos, dos últimos quatro anos, por meio, especificamente, da atuação do servidor Jesse Rodrigues, da Coordenação Geral de Assuntos Estratégicos (Cogea).
Na abertura da reunião desta quarta-feira, a coordenadora da Cogea, Ana Maria Souza, recepcionou os membros do Comitê e discorreu, principalmente, sobre ações em que a Suframa pode dar suporte nas políticas de gestão de recursos hídricos na sua área de atuação. "Este Comitê é um importante mecanismo de interlocução entre diversas organizações e profissionais que têm preocupação com a boa gestão dos recursos hídricos da nossa região, em especial da bacia do Tarumã-Açu. É do total interesse da Suframa que o Comitê seja fortalecido, pois suas ações estratégicas dizem respeito não apenas aos empreendimentos instalados na área do nosso Distrito Agropecuário, como também a uma comunidade inteira que depende economicamente daquele rio para a sua subsistência", destacou Ana Maria.
Além dos itens constantes na pauta, outro destaque da reunião de hoje foi a apresentação dos trabalhos e resultados do Grupo de Pesquisa de Quimica Aplicada à Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sobre o monitoramento da qualidade da água no Amazonas.