Notícias
SUFRAMA sedia Encontro de Contas Regionais dos Estados da Região Norte 2017
Técnicos da SUFRAMA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e das Secretarias de Planejamento dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins estão debatendo temas como metodologias estatísticas, cálculos estimativos e a construção de uma matriz para aferição de dados do setor agropecuário no “Encontro de Contas Regionais dos Estados da Região Norte de 2017”. O evento de capacitação e aperfeiçoamento iniciou nesta terça-feira (6), na sede da autarquia, e vai até quinta-feira (8).
O superintendente da SUFRAMA, substituto, Marcelo Pereira, participou da abertura do evento e lembrou que a autarquia também sediou o evento no ano anterior. Pereira destacou a parceria entre a Superintendência e o IBGE que tem resultado na busca pelo aprimoramento dos métodos para se identificar a real situação das economias regionais. “SUFRAMA e IBGE sempre têm o desafio de melhorar seus sistemas mesmo enfrentando reduções orçamentárias. Independentemente de quem estiver no comando da autarquia podemos garantir que o IBGE sempre terá aqui as portas abertas. Afinal, trata-se de uma parceria estratégica e com resultados benéficos para a população. Queremos, por exemplo, avançar na construção de indicadores para melhor mensurar dados do Distrito Agropecuário da SUFRAMA e da gestão dos projetos de Pesquisa & Desenvolvimento na região”, ressaltou.
Na programação do evento de três dias, estão previstas as seguintes atividades: apresentação da Metodologia das Contas Trimestrais do Brasil; apresentação da estimativa do volume trimestral do Estado do Pará e do Amazonas; proposta de reunião para unificar metodologia de cálculo de estimativa preliminar; apresentação das informações das atividades agropecuárias disponibilizadas pelas contas regionais visando à construção de uma matriz para a produção agropecuária para os Estados da Região Norte; e apresentação de trabalho utilizando a Nota Fiscal Eletrônica por parte da SUFRAMA. Estão previstas ainda visitas às empresas Moto Honda da Amazônia e Samsung Eletrônica da Amazônia.
Participaram também do evento de abertura a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, o gerente de Contas Regionais do IBGE, Frederico Cunha, e o chefe do IBGE no Amazonas, José Ilcleson Coelho.
Contas Regionais
As Contas Regionais compreendem um conjunto de agregados macroeconômicos que possibilitam aos planejadores dos Estados avaliarem a quantificação das riquezas criadas nas economias regionais, traçando as políticas setoriais para o desenvolvimento de cada Estado.
Desde 1999, os resultados das Contas Regionais são utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como um dos fatores para o repasse do Fundo de Participação dos Municípios da Capital (FPM – capital), receita extremamente importante das cidades brasileiras.