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Suframa realiza visita à Magnum, empresa do polo relojoeiro da Zona Franca de Manaus
Produção tem o caráter manual, com montagem de relógios feita essencialmente de forma artesanal e sem a necessidade de máquinas que realizem todo o processo, o que resulta diretamente em mais empregos (Fotos: Suframa/Divulgação)
Nesta terça-feira (3), uma comitiva da Suframa realizou visita à Magnum Indústria da Amazônia S.A., localizada no Distrito Industrial, na zona Sul de Manaus. A empresa, que integra o polo relojoeiro da Zona Franca de Manaus (ZFM), está instalada na região desde 1994 e recentemente completou 30 anos de atividades.
A comitiva da Suframa foi liderada pelo superintendente Bosco Saraiva, acompanhado pelos superintendentes-adjuntos Luiz Frederico Aguiar (Executivo), Leopoldo Montenegro (Projetos) e Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), além do técnico da coordenação-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, o administrador Adamilton Mourão, e do gerente de projetos da Superintendência-Adjunta Executiva, Ozenas Maciel.
Durante a visita, a equipe da Suframa foi recepcionada pelo diretor da Magnum, Amilton Cestari, e teve a oportunidade de acompanhar todas as etapas do processo produtivo da Magnum, desde o recebimento de matéria-prima até a expedição final dos relógios.
A Magnum ocupa um terreno de 20 mil metros quadrados, com 10 mil metros quadrados de área construída. Além de atender ao mercado nacional, a empresa realiza exportações pontuais para os Estados Unidos. A fábrica, que opera em um turno comercial, emprega atualmente cerca de 300 colaboradores e possui uma produção mensal de aproximadamente 200 mil unidades.
Cestari destacou o caráter manual da produção relojoeira. “A montagem de relógios é essencialmente artesanal, e a ampliação da produção resulta diretamente em mais empregos. Não existem máquinas que realizem todo o processo, o que torna a mão de obra um elemento central no setor”, explicou o diretor.
O diretor também falou sobre a importância de acompanhar as mudanças do mercado para manter a competitividade. “O relógio se transformou em um acessório de moda, mais do que o simples olhar as horas. Por isso, estamos sempre atentos às tendências globais para lançar produtos alinhados às demandas do consumidor”, afirmou.
Para o superintendente Bosco Saraiva, a visita trouxe a oportunidade de conhecer detalhadamente as operações do polo relojoeiro. “A visita nos mostrou a importância desse segmento, que une tradição e inovação. A Magnum é um exemplo de como o polo relojoeiro pode continuar contribuindo para o desenvolvimento da Zona Franca de Manaus”, declarou.