Notícias
Suframa realiza na Fucapi segunda atividade em 2024 do projeto ‘Suframa nas Universidades’
Marcelo Cavalcante abordou o papel da Autarquia no desenvolvimento regional, entre outros assuntos (Fotos: colaboração de Ester Carvalho/Suframa)
Nesta quarta-feira (9), o projeto "Suframa nas Universidades" promoveu sua segunda atividade do ano, com uma palestra voltada para 45 alunos dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software e Ciência da Computação da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi). O evento aconteceu no auditório da instituição e foi conduzido pelo engenheiro da Suframa, Marcelo Cavalcante, mestre em Engenharia de Produção.
Durante a palestra, Marcelo Cavalcante abordou temas relacionados ao papel da Autarquia no desenvolvimento regional e sua importância na estrutura industrial e tecnológica da Amazônia. O servidor destacou as oportunidades e os desafios que os futuros engenheiros enfrentam ao se inserir em um dos polos industriais mais relevantes do País.
A coordenadora pedagógica da Fucapi, Marta da Silva Enes, enfatizou a importância da presença da Suframa nas instituições de ensino, destacando o impacto positivo na formação dos alunos. "É muito importante que a Suframa promova eventos como este, pois muitos estudantes desconhecem a fundo os projetos, objetivos e o funcionamento da Autarquia. Para os alunos de engenharia, essas palestras ampliam a visão sobre nosso polo industrial, mostrando que as oportunidades vão muito além do chão de fábrica. Esse tipo de evento é extremamente enriquecedor", afirmou Marta Enes.
O acadêmico de Ciência da Computação, João Paulo de Almeida, também compartilhou suas impressões sobre o evento. "Eu acho que muitas das minhas dúvidas com relação à Suframa foram respondidas. Eu conhecia a Suframa, mas não tinha tanto conhecimento sobre ela quanto agora. A palestra foi excelente e muito enriquecedora", comentou o estudante.
O projeto "Suframa nas Universidades" tem como objetivo capacitar estudantes sobre o papel da Autarquia e a relevância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região e do País. "Essa iniciativa não só aproxima a Suframa das instituições de ensino superior, como também fomenta reflexões sobre inovação tecnológica e desenvolvimento regional, além de despertar o interesse dos estudantes pelas oportunidades de trabalho que o modelo da ZFM oferece", concluiu Marcelo Cavalcante.