Notícias
Suframa presente na 59ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo
Indicação de criação de dez câmaras temáticas permanentes para discussão de pautas do segmento turístico esteve entre os principais assuntos da pauta (Fotos: Divulgação)
A Suframa participou nessa terça-feira (29), em Brasília, da 59ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT). O encontro, presidido pela primeira vez pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, reuniu 79 representantes do trade turístico, Governo Federal e Congresso Nacional. A Autarquia foi representada no evento pelo coordenador-geral de Assuntos Estratégicos, substituto, Leonardo Perdiz da Costa.
A pauta da reunião teve como principais assuntos discutidos o Decreto 11.623/2023, que permite a renovação da estrutura do Conselho - passando de 74 membros para 93; a indicação de criação de dez câmaras temáticas permanentes para discussão de pautas do segmento turístico; e o novo Plano Nacional do Turismo (PNT), que deverá ser apresentado em setembro ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o Ministério do Turismo, durante a reunião também foi apresentado um cronograma para os próximos passos da reorganização do CNT, que incluem a indicação dos novos Conselheiros Permanentes e a recondução das entidades da sociedade civil, bem como inscrições de novas organizações que desejarem participar das Câmaras Temáticas Permanentes.
De acordo com o servidor Leonardo Perdiz (foto abaixo), a reunião foi muito positiva, tendo em vista que o CNT é o órgão máximo de governança do Ministério do Turismo que discute questões estratégicas desse segmento a nível nacional. "A Suframa integra este importante conselho e, dentro dos três pilares econômicos do projeto Zona Franca de Manaus, busca contribuir para o desenvolvimento do turismo de forma a impactar, também, em atividades de grande relevância na região como o comércio e o setor de serviços", disse Perdiz.
A próxima reunião do CNT está marcada para o dia 15 de dezembro, em Brasília, durante o Salão Nacional do Turismo.