Notícias
Suframa participa de oficina do MDIC sobre nova política industrial do Brasil
A Zona Franca de Manaus foi inserida nas discussões sobre diversos eixos da nova política (Foto: Divulgação)
A Suframa participou nos dias 15 e 16 deste mês de fevereiro, em Brasília, da oficina de criação do “Plano de execução da Estratégia Industrial, Verde e Tecnológica (Eivtec)”. A atividade foi organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e objetivou reunir propostas para a elaboração da nova política industrial do País para os próximos dez anos.
No encontro foi discutida a relação da temática junto à Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE); à Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) e ao Plano Brasil Maior (PBM), além da busca por metas e indicadores capazes de orientar os planos da indústria anualmente, com e subsídio da Secretaria Executiva do Comitê Executivo e aprovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).
Neste contexto, como informa o superintendente interino da Suframa, Marcelo Pereira, a Zona Franca de Manaus foi ouvida para compor eixos da Indústria Verde, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e Industrial, Comércio Exterior, Micro e Pequenas Empreas, além da Regulação e Competitividade.
"A iniciativa parte do vice-presidente da República e do presidente e um dos fios condutores desse processo é o País repensar a sua estratégia também de investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação e fazer com que efetivamente essa economia circular, essa economia Verde esteja ao alcance da sociedade, não seja apenas um conceito, mas que os custos de aquisição dessas tecnologias, desses produtos possam sim ser uma realidade na vida do brasileiro. Só assim o Brasil pode alcançar a competitividade no mundo global", destacou.
No mesmo contexto, Marcelo Pereira frisou que é importante ressaltar que a Zona Franca já é conhecida por ser uma indústria limpa, que alberga indústrias limpas.
"O que nos cabe nesse momento é entender quais serão as matrizes energéticas, as matrizes de insumos. E essa é uma grande oportunidade para valorizar a substituição de insumos na produção, por insumos regionais, que é uma política em que a Zona Franca de Manaus é vocacionada e que pode ser efetivamente um diferencial na retomada da industrialização do País, tendo na Zona Franca de Manaus todo um regulatório que já está preparado para recepcionar empresas que queiram agregar valor àquilo que é da região", afirmou o superintendente interino.
Além de Marcelo Pereira participaram do evento pela Suframa, a superintendente adjunta Executiva, substituta, Ana Maria Souza; o superintendente adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, substituto, Leopoldo Montenegro; e o coordenador-geral de Representação Institucional, Marlênio José Ferreira Oliveira.