Notícias
SUFRAMA participa das festividades pelo aniversário do Imperador do Japão
A Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental realizou esta semana, no salão da entidade, uma recepção de honra em comemoração ao 79º aniversário do Imperador Akihito, que ocorre no dia 23 de dezembro. Atendendo a convite do Cônsul Geral do Japão em Manaus, Hajime Naganuma, autoridades civis e militares participaram do evento, entre eles o superintendente da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Thomaz Nogueira, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM), desembargador Ari Moutinho, a presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Orenir Braga, e o Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII Comar), Major-Brigadeiro do Ar Marco Antônio Perez.
Realizada anualmente por todas as associações nipo-brasileiras do País, a tradicional cerimônia tem por objetivo estender ao Imperador do Japão os votos de saúde e prosperidade de seus conterrâneos que vivem no Brasil e cultivam a cultura e tradição nipônica.
Após o coral de alunos da escola japonesa em Manaus ter cantado os hinos nacionais de Japão e Brasil, o Cônsul Hajime Naganuma saudou a todos os presentes, em especial a comunidade japonesa que "com trabalho árduo e dedicação, ajudou a promover a expansão das fábricas no Brasil e contribuiu com o desenvolvimento das ações amistosas entre os dois países".
O superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira, prestou homenagem à comunidade nipônica e agradeceu ao apoio dos japoneses pelo trabalho em prol da economia amazonense, mesmo em períodos de instabilidade. "Creio na capacidade de continuar a evolução mesmo com as dificuldades que possam ocorrer", disse Nogueira. O superintendente, que recentemente visitou o Japão em visita de prospecção de negócios, acrescentou que a receptividade do povo japonês inspira maior confiança entre as duas nações. Nogueira afirmou, também, que busca junto à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) expandir a relação com o Japão e tornar Manaus uma das portas de entrada mais eficazes para os produtos japoneses.