Notícias
SUFRAMA participa da inauguração da nova planta da Positivo no PIM
A Positivo Informática inaugurou, nesta quinta-feira, 21, sua nova planta no Polo Industrial de Manaus (PIM), transferindo a unidade localizada no bairro Armando Mendes para o Distrito Industrial, zona Sul da cidade. A unidade passa a concentrar toda a produção nacional de computadores (desktops e notebooks) e tablets das marcas Positivo e Vaio, que antes também eram fabricados na unidade da empresa em Curitiba (PR).
A solenidade de inauguração da nova planta contou com a presença da superintendente da Zona Franca de Manaus, Rebecca Garcia, do superintendente adjunto de planejamento da SUFRAMA, Marcelo Pereira, do governador do Amazonas, José Melo, do presidente da Positivo Informática, Hélio Rotenberg, e do diretor da Positivo Manaus, Edson Toffoli, além de representantes das classes industrial e política.
O presidente da Positivo, Hélio Rotenberg, lembrou que a empresa veio para Manaus em 2008 e passou sete anos “testando se a planta dava certo”. “Concluímos que dá certo sim, por isso inauguramos essa nova planta e tivemos coragem de, depois de 26 anos, deslocar a nossa produção de computadores inteiramente para Manaus. E isso dá certo pelos profissionais qualificados e pelo ambiente de negócios que encontramos, que serão fundamentais para o sucesso dessa operação e para consolidar ainda mais Manaus como uma das melhores cidades para fazer negócio da América Latina”, explicou.
Rebecca Garcia destacou a importância da iniciativa da Positivo para o PIM e para a região. “Temos a clara convicção de que esse é o momento de mostrar que podemos dar a volta por cima e a Positivo nos presenteia demonstrando que o Polo Industrial de Manaus é, sim, competitivo, é o lugar certo para se investir. Como o presidente Hélio Rotenberg falou, foi preciso coragem para depois de 26 anos transferir a sua planta do Paraná para o Amazonas, mas isso é matemático, porque ninguém faz investimento para ter prejuízo, então na conta da Positivo, vale a pena sim investir no Amazonas”, afirmou.
A empresa já produziu mais de 20 milhões de computadores e possui unidades no Brasil, Argentina e África. “Nos últimos cinco anos fizemos investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e grande parte dos novos investimentos serão feitos aqui em Manaus e na região”, complementou Rotenberg.
A nova planta conta com área construída de 12,9 mil metros quadrados e área total de 23,5 mil metros quadrados. Além da ampliação, as instalações são novas, com tecnologias modernas e estrutura de segurança superior, em conformidade aos padrões internacionais.
A operação da nova unidade já foi iniciada nesse mês e a capacidade produtiva nominal passará de 80 mil para 270 mil computadores e tablets por mês. A Positivo conta, atualmente, com 300 empregos diretos no PIM. Na planta de Curitiba, a empresa ainda mantém a produção de smartphones.