Notícias
SUFRAMA participa da 269ª reunião do Codam
A superintendente adjunta de Projetos da autarquia, Paula Kanzler Soares, representou a SUFRAMA na 269ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), que ocorreu nessa quinta-feira (24), na sede do Governo do Estado, Zona Oeste de Manaus. Na reunião, presidida pelo governador interino do Amazonas, David Almeida, foram aprovados 30 projetos industriais diversificados com investimentos somados de R$ 1,2 bilhão e que preveem a abertura de 514 vagas no período de até três anos.
A superintendente adjunta destacou a importância dos investimentos aprovados no Codam e no Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS) - cuja reunião mais recente ocorreu dia 10, em Boa Vista (RR) -, especialmente em tempos de crise de econômica. “Na pauta aprovada do CAS, a previsão é a geração de mais 1.727 empregos diretos e 4.500 indiretos. Uma demonstração de que os investidores continuam considerando nossa região como porto seguro para negócios”, explicou.
Paula Soares também ressaltou as reuniões periódicas entre as equipes técnicas da SUFRAMA e da Prefeitura de Manaus com o objetivo de acelerar o processo de elaboração do projeto executivo das obras de revitalização das vias do Distrito Industrial.
O governador David Almeida destacou a aprovação do projeto da Whirlpool Eletrodomésticos para a produção de “aparelho eletromecânico para preparação instantânea de bebidas, em doses individuais, a partir de cápsulas”, com investimento estimado em R$ 18 milhões. “Ao lado da SUFRAMA, estamos lutando também para superar os entraves e atrair a produção das cafeteiras elétricas. Assim, junto com essa máquina de bebidas (chá, suco, refrigerante) a partir de sachês, da Whirlpool, isso significaria a implantação de um novo segmento de produtos no PIM”, frisou.
Ação conjunta
O titular da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Jorge Júnior Nascimento, salientou a importância estratégica da parceria do governo estadual com a SUFRAMA, principalmente em ações coletivas visando à manutenção e à ampliação dos níveis de emprego e renda na região. “A respeito da PEC da imunidade tributária das bicicletas, a SUFRAMA já elaborou uma nota técnica para embasar a bancada federal do Amazonas. Nossa percepção é que se trata de um lobby dos importadores de bicicletas e que, se for aprovado, não vai ser trágico apenas para a ZFM, mas para o Brasil como um todo. Afinal, as fabricantes de bicicletas sairão do PIM, mas não se instalarão em nenhum outro lugar do País”, explicou o secretário.
Outra ação conjunta entre SUFRAMA, governo estadual e setores produtivos que está sendo articulada, informou o titular da Seplancti, tem o objetivo de prorrogar os incentivos fiscais concedidos às empresas pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e cuja validade vai até o dia 31 de dezembro de 2018. “Nossa intenção é também atrair o apoio de outras regiões como o Nordeste, pois os incentivos fiscais concedidos pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) também se encerrarão na mesma data. Dessa forma, somando forças, nossa reivindicação terá mais chances de ser atendida”, frisou Nascimento.