Notícias
'Suframa nas Escolas' tem última atividade do ano realizada em Manaus
Estudantes foram contemplados com a disseminação de conhecimentos sobre o universo da Suframa, oportunidades profissionais e os benefícios socioeconômicos e ambientais do modelo Zona Franca de Manaus, entre outros assuntos (Fotos: colaboração de Ester Carvalho/Suframa)
A Suframa realizou nesta terça-feira (19), na Escola Estadual Prof. Ruy Alencar, localizada no bairro da Cidade Nova, zona Norte de Manaus, mais uma ação do projeto "Suframa nas Escolas". A iniciativa representou a última atividade do ano do projeto e contemplou aproximadamente 60 alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio com a disseminação de conhecimentos sobre o universo da Suframa, oportunidades profissionais e os benefícios socioeconômicos e ambientais do modelo Zona Franca de Manaus, entre outros assuntos.
A palestra foi proferida pelo administrador da Coordenação de Cadastro da Suframa, Diego Forero. Além de apresentar resumidamente a história da Zona Franca de Manaus e comentar a participação dos segmentos do comércio, agropecuária e indústria, o servidor também detalhou incentivos fiscais, os principais produtos fabricados pelo Polo Industrial de Manaus e oportunidades promissoras no mercado de trabalho - como aquelas advindas de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Ao final, também foi realizada uma dinâmica prática com os estudantes para facilitar a assimilação dos conteúdos.
A pedagoga da escola, Daniele Maia, ressaltou que a palestra da Suframa foi importante porque os alunos em sua maioria são finalistas e estão buscando ingressar no mercado de trabalho. "A gente sempre está buscando essas parcerias, de palestras, de oportunidades para cursos que eles almejam, porque são alunos que já estão saindo da escola e alguns já estão na condição de menor aprendiz. Então pensamos que é bem proveitoso para eles por conta das informações que recebem e que agregam muito pra formação deles", disse Maia.
A aluna Elize Daniella, do segundo ano, corroborou a fala da pedagoga e disse que a palestra foi muito boa, com assuntos que eram desconhecidos pelos alunos e com indicações de oportunidades vantajosas. "Conhecia pouca coisa do papel da Suframa, mas com a palestra deu pra saber muito mais. Acho que é uma boa rede de conhecimento para o pessoal que não sabia muito, como eu, e que agora pode buscar conhecer mais sobre esse assunto", destacou a estudante.