Notícias
Suframa nas Escolas prossegue com atividades na Cachoeirinha
Engenheiro na Autarquia, Alberto Tuma Neto destacou dados que podem até ser objeto de questões de vestibulares e concursos (Foto: Enock Nascimento/Suframa)
A Escola Estadual Ruy Araújo, no bairro da Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, recebeu na manhã desta quinta-feira (28), a segunda atividade do projeto “Suframa nas Escolas”. O objetivo da iniciativa é e os benefícios da mesma para a Amazônia Ocidental e Amapá, nos aspectos econômico, social, ambiental e tecnológico.
A palestra foi ministrada pelo engenheiro da Autarquia Alberto Tuma Neto, que forneceu informações essenciais sobre o histórico e o funcionamento da ZFM, tal como a atuação da Suframa na Amazônia Ocidental e Amapá, enfocando ações como o cadastro de empresas, gestão dos incentivos fiscais, controle da entrada de mercadorias, atração de investimentos e aprimoramento do ecossistema da pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na região.
Para atrair e manter a atenção dos estudantes, o engenheiro destacou dados que podem ser objeto de questões de vestibulares e concursos, assim como fez comparações inusitadas como a relação entre o salário do jogador Neymar e o faturamento do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Neymar, que ganha cerca de R$ 22 milhões mensais, precisaria trabalhar 7.226 meses para obter o equivalente ao faturamento do PIM no ano de 2021”, frisou Alberto Neto.
Potencial elevado
O Suframa nas Escolas é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), que definiu o cronograma das palestras. De julho a novembro serão realizadas o total 10 palestras, sendo duas por mês.
A primeira palestra da retomada do projeto ocorreu na terça-feira (26), no auditório do CETI Gilberto Mestrinho, localizado no bairro de Educandos, zona Sul, e foi ministrada pela coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Empresariais (Cogec), Ana Maria Souza. O evento oficial foi presidido pelo superintendente da Suframa, Algacir Polsin. Ele destacou a retomada da iniciativa, principalmente, pelos benefícios e oportunidades que produz ao público-alvo, que são os jovens.
Palestras
Além de exposição de slides, as palestras contam com arquivos multimídias incluindo um vídeo de animação sobre a ZFM, de pouco mais de um minuto, cedido em cortesia pela Rede Amazônica e outro gravado em parceria com a TV Encontro das Águas, de dois minutos, e que conta com a participação de servidores da Autarquia.
Os palestrantes também receberam um texto elaborado pela Coordenação Geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa (Cogec), para servir de base inicial para os voluntários elaborarem o conteúdo das apresentações.
Próxima
A palestra seguinte será realizada no dia 24 de agosto, na Escola Professora Ondina de Paula Ribeiro, no bairro Japiim, zona Sul.
Memória
Em 2005, o projeto Suframa nas Escolas realizou 30 palestras em Manaus, superando as expectativas previstas de 18 palestras, alcançando quase 2.500 alunos e professores.