Notícias
SUFRAMA lidera missão à zona franca paraguaia
A SUFRAMA irá liderar uma missão técnica à Zona Franca Global (ZFG), do Paraguai, para identificação de oportunidades de negócios e de investimentos bilaterais. A missão, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro, na Ciudad del Este, é resultado de um memorando de entendimento assinado em março deste ano, em Manaus, e que terá vigência de cinco anos. Um dos possíveis desdobramentos é a instalação de um centro de distribuição de produtos do Polo Industrial de Manaus (PIM) no Paraguai.
Além de técnicos da autarquia, estão confirmados, até o momento, na comitiva amazonense representantes do Centro Internacional de Negócios (CIN), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam); da Receita Federal do Brasil; da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), e da Moto Honda da Amazônia.
Além do aprofundamento do estudo sobre a criação de um Centro Logístico de Armazenagem e Distribuição (Clad) da Zona Franca de Manaus (ZFM) dentro da ZFG, o que permitiria aos importadores paraguaios acesso mais fácil a produtos fabricados em Manaus, também será debatida alternativas logísticas de integração, incluindo a viabilização de voos cargueiros entre as cidades de Manaus e Minga Guazú (localizada a 311 quilômetros da capital Assunção e a 20 quilômetros de Ciudad del Este).
Também está prevista uma visita às instalações da ZFG, localizada na Ciudad del Este, cuja área atual é de 400 mil metros quadrados. A ZFG é uma empresa privada, concessionária de uma zona franca, adjudicada por licitação pública e com contrato firmado com o governo do Paraguai. Entre as indústrias instaladas no local estão fabricantes de autopeças, painéis de controle, chicote elétrico e de sofás.