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SUFRAMA lança campanha em defesa da Zona Franca de Manaus
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) lança, nesta quarta-feira (19), campanha nacional alusiva aos 47 anos do modelo, completados no último dia 28 de fevereiro. A principal peça de mídia é um site com argumentos que visam desmontar as teses contrárias ao modelo, o que fica claro no próprio endereço da página: www.naodaprasercontra.com.br. “Existem muitos argumentos favoráveis à Zona Franca, que não caberiam em apenas um vídeo de 30 segundos ou uma peça de jornal. Então a ideia foi criar algo mais dinâmico, sem limitação de espaço, como é o caso de uma página da Internet, e direcionar todas as demais mídias para ele”, explica o superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira.
No site, quatro grandes argumentos sustentam a defesa do modelo: a ZFM ajuda a preservar a floresta; gera riquezas; gera arrecadação; e fortalece a indústria brasileira. Eles são detalhados textualmente, com links que facilitam a comprovação dos dados, e também visualmente, através de um pequeno vídeo de três minutos que resume a tese de forma simples e direta, visando esclarecer a população sobre a importância da Zona Franca para o País.
Uma área da página também foi dedicada a mostrar as grandes marcas que produzem no Polo Industrial de Manaus. “Tem muita gente que não faz nem ideia que da caneta esferográfica à turbina hidrelétrica, passando pelos mais variados eletroeletrônicos, produtos da Zona Franca fazem parte do seu dia a dia”, diz Nogueira.
A campanha chega aos principais jornais de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília nesta quarta-feira e o vídeo explicativo será apresentado em primeira mão pelo superintendente na Câmara dos Deputados, durante audiência pública das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, às 11h30 (de Brasília), sobre a importância e os impactos sociais, econômicos e ambientais da Zona Franca de Manaus. “A votação da proposta que prorroga os incentivos fiscais do modelo por mais 50 anos está marcada para este dia 19. Assim, vamos fazer um grande esforço para que nossos parlamentares tomem conhecimento da campanha pelos jornais que circulam neste dia e garantir que acompanhem o vídeo e acessem o site antes de tomar decisão tão importante para a economia nacional”, aponta Nogueira.
Campanha
Na quinta-feira (20), as peças publicitárias da campanha chegam às rádios, TVs abertas e fechadas, mídias indoor, mobiliários urbanos e cinemas. As redes sociais também serão utilizadas e, após o período inicial da campanha, usuários do Facebook serão convidados a visitar o site e postar suas opiniões sobre o modelo. “O site ficará no ar durante um ano, período em que será constantemente abastecido com novos argumentos que ajudem a esclarecer o internauta sobre o quanto a Zona Franca é fundamental não só para quem vive em Manaus, mas para todos os brasileiros. Neste ponto, as redes sociais serão peça importante para manter o interesse popular na campanha”, resume o superintendente da SUFRAMA.