Notícias
SUFRAMA investe em Turismo Rural no município de Rio Preto da Eva
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) resolveu apostar no Turismo Rural, atividade em plena expansão no país e cujo objetivo é promover e agregar valor à agricultura familiar. Para tanto, está implantando em parceria com a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) projeto-piloto no município de Rio Preto da Eva. O valor do investimento é de R$ 154,5 mil.
O convênio firmado pela autarquia tem a finalidade de promover o ordenamento da atividade turística no município por meio da capacitação de recursos humanos e estruturação de comunidades rurais. A primeira fase prevê o treinamento de 20 funcionários do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em assistência técnica e extensão rural específica para a área. Também serão realizadas visitas de intercâmbio visando permitir que os técnicos envolvidos no projeto possam conhecer experiências exitosas em outros Estados , além da aquisição de motocicletas para uso no transporte de pessoal e equipamentos.
A escolha de Rio Preto da Eva para implantação do projeto-piloto ocorreu devido às condições propícias que o município dispõe em termos de potencial agroecológico. Segundo o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da autarquia, Elilde Menezes, o projeto permitirá desenvolver o Plano de Turismo Rural para a Agricultura Familiar no Estado do Amazonas em consonância com o Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar, lançado pelo governo federal.
A iniciativa contribuirá para incrementar a renda da população do município, bem como resgatar a cultura da vida no meio rural e valorizar os produtos da agricultura familiar. "O Estado tem um enorme potencial para esse segmento e esperamos contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população", afirma o superintendente adjunto.
Antes da elaboração do projeto, a Amazonastur realizou diagnóstico para avaliar o cenário turístico no Estado. Dos resultados alcançados, foi possível identificar, por meio de critérios básicos como acesso, atrativos potenciais e equipamentos turísticos, a identificação de todos os municípios com vocação para o segmento. Além de Rio Preto da Eva, foram incluídos na lista de locais com potencialidades para o turismo rural Manacapuru, Iranduba, Novo Airão, Manaus, Presidente Figueiredo, Autazes, Careiro, Tefé e Maués.