Notícias
Suframa finaliza participação na exposição Inova Amazônia
Quem visitou o estande da Suframa nos dois dias de programação do “Inova Amazônia” recebeu informações relevantes sobre incentivos fiscais, ações e projetos inovadores no âmbito dos programas prioritários de Bioeconomia, Fomento ao Empreendedorismo Inovador e Indústria 4.0, entre outros (Fotos: Divulgação/Suframa)
A Suframa finalizou sua participação, nesta sexta-feira (10), na primeira edição da exposição 'Inova Amazônia', promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na Zona Centro-Sul de Manaus. Além de interações de seus servidores no espaço do Workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Amazonas, a Autarquia também aproveitou o dia final do evento para realizar novos atendimentos em seu estande institucional montado em parceria com representantes de coordenadoras de Programas Prioritários selecionados pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda).
O evento 'Inova Amazônia' objetiva debater negócios e bioeconomia, além de fomentar práticas sustentáveis de uso da terra, conservação da biodiversidade e desenvolvimento econômico respeitando os ecossistemas amazônicos e as comunidades locais. A exposição foi aberta na quinta-feira (9) e tem a expectativa de ter promovido apresentações e divulgações de mais de 80 startups, além de ter contado com dezenas de palestrantes e aproximadamente 20 indicações geográficas da Amazônia.
No estande da Suframa montado em parceria com programas prioritários do Capda, o último dia do evento propiciou atendimentos diversos sobre os incentivos fiscais disponíveis para investimentos em produtos industrializados, principalmente, com utilização de matérias-primas regionais, bem como ações e projetos inovadores no âmbito dos programas prioritários de Bioeconomia, Fomento ao Empreendedorismo Inovador e Indústria 4.0 e Modernização Industrial, operacionalizados por recursos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus.
Um dos visitantes do estande nesta sexta-feira foi o empreendedor Kauam Vicentim, representante da startup rondoniense Muito Verde, que desenvolve tecnologias agrícolas como sensores, softwares e equipamentos para monitoramento atmosférico e da saúde do solo, entre outras, a fim de possibilitar ganhos de eficiência e qualidade para produtores rurais. Destaca-se o fato de que a Muito Verde foi uma das startups que participaram do último Pitch Day promovido pela Suframa e pelos programas prioritários do Capda em Porto Velho (RO). "O interesse em visitar o estande da Suframa vem da parceria com o Programa Prioritário de Indústria 4.0, que dá incentivo a startups para desenvolver novas tecnologias. Participamos do evento da Suframa em Rondônia, no Pitch Day, apresentando a ideia da nossa startup, e a Suframa abraçou a nossa ideia e disponibilizou o espaço", destacou Vicentim.