Notícias
Suframa e PMM assinam termo aditivo para retomada de obras de revitalização do DI
A coletiva na Suframa contou com a participação do prefeito de Manaus (Foto: Márcio Gallo/Suframa)
O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, e o prefeito de Manaus, Arthur Neto, assinaram, nesta quinta-feira (27), o Termo Aditivo ao Termo de Compromisso 001/2016, que viabilizará a retomada das obras de revitalização do Distrito Industrial. A assinatura ocorreu na sede da Suframa, seguida de coletiva onde o superintendente abordou, ainda, as ações da Suframa nos 70 dias desde a posse.
O Termo Aditivo formaliza alterações no projeto, o aumento da contrapartida financeira da Prefeitura de Manaus e o reajuste do valor da revitalização do sistema viário do Distrito Industrial I. A partir da assinatura, de acordo com a prefeitura, a previsão é que as obras reiniciem na próxima segunda-feira (31) e sejam concluídas até o final do ano. “Faremos essa obra de forma rápida e eficaz, vamos mudar a cara desse Distrito. Acredito que precisamos muito dessa revitalização, dada a importância do nosso Polo Industrial”, disse o prefeito.
O superintendente Algacir Polsin reiterou a importância da obra para a cidade de Manaus e estendeu a proposta para que a parceria com a Prefeitura continue em outras frentes. “Precisamos transformar o Distrito Industrial em um polo de atração para o turismo e um polo de recebimento dos empresários do mundo inteiro que aqui vêm interessados em investir no modelo Zona Franca de Manaus. Vamos começar a mostrar o potencial da nossa Amazônia e do Polo Industrial de Manaus pela forma como vamos receber turistas e empresários aqui e o asfaltamento é o primeiro passo”, afirmou.
Coletiva
Reforma tributária, Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), BR-319, turismo, comércio e investimentos para o Polo Industrial de Manaus (PIM) foram alguns dos temas pautados durante a coletiva de imprensa desta quinta (27).
Polsin reiterou que a reforma tributária é uma necessidade para o País e a forma como ela vai ser concretizada está sendo estudada em Brasília por vários atores. “O governo federal e o Ministério da Economia têm plena noção da importância da Zona Franca de Manaus, do Polo Industrial de Manaus (PIM), da importância estratégica dessa região do País e também o entendimento da razão de ser da Zona Franca de Manaus, que vem do desenvolvimento regional, da redução das diferenças regionais e isso com certeza está sendo considerado em Brasília”, afirmou.
Sobre a interlocução com os parlamentares da região, o superintendente destacou sua aproximação com a bancada federal do Amazonas desde o início de sua gestão e informou que a articulação com governadores e bancadas federais dos demais estados da área de abrangência da Autarquia (Roraima, Rondônia, Acre e Amapá) deve ser iniciada o quanto antes, sendo postergada apenas devido a questões impostas pela pandemia da Covid-19.
Em relação aos projetos para atrair mais investimentos e empregos para a região, Polsin afirmou que a Suframa está trabalhando na diversificação do PIM, com a atração de novos investimentos, sobretudo, voltados ao beneficiamento de produtos regionais. “Precisamos agregar valor ao que é produzido aqui e nesse sentido a bioeconomia e o bionegócio são áreas extremamente importantes”, observou.
Comércio e turismo
Polsin também afirmou que a Suframa tem planos para o comércio e para o turismo, que foram fortemente atingidos pela pandemia da Covid-19. Em reunião realizada nesta semana com as entidades de classe comerciais do estado, a Suframa ouviu as demandas, propostas e sugestões do setor, além de divulgar um vídeo sobre os incentivos da ZFM para ser repassado aos associados das entidades. “Observamos que muitos comerciantes, em especial o pequeno, não possuem cadastro na Suframa e acabam por perder uma série de benefícios fiscais que podem ser vantajosos, principalmente nesse momento de retomada econômica”, explicou.
Em relação ao turismo, adicionalmente à melhoria da infraestrutura das ruas onde está localizado o PIM, a proposta de Polsin é reunir um acervo histórico das empresas da região em um local público, se possível em parceria com o governo do estado, além de articular para que algumas fábricas abram centros de visitação turística “aos moldes do que já acontece com várias fábricas no exterior. É uma maneira de fomentar o turismo e atrair visitantes”, explicou.
Sobre a BR-319, o superintendente informou que realizou uma videoconferência recente com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que falou sobre os avanços das tratativas para as obras da BR-319, em especial ao que se refere ao chamado ‘trecho do meio’. “Entendo que é uma decisão política do governo federal e tem tudo para dar certo”, finalizou.