Notícias
SUFRAMA e Fraunhofer ENAS realizam workshop em comemoração ao Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação
Como parte da agenda de atividades comemorativas ao Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação, lançado no Brasil no último dia 12 de abril, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e o instituto alemão de pesquisa aplicada Fraunhofer ENAS, em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e o Ministério de Pesquisa e Educação da Alemanha, promovem, nos próximos dias 5 e 6 de maio, na sede da autarquia, workshop de trabalho com o objetivo de discutir e identificar soluções científicas para problemáticas ambientais e biomédicas da Amazônia.
O seminário contará com a participação de empresas, institutos e laboratórios governamentais com atuação consolidada nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil e na Alemanha. Entre as instituições convidadas está confirmada a presença de representantes da Casa Alemanha-Brasil de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Instituto Certi de Florianópolis, Centro de Tecnologia da Informação (CTI) de Campinas (SP) e Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT), além de delegados da comunidade européia.
O workshop terá como principal resultado a seleção de três projetos de pesquisa aplicada entre um total de dez propostas que serão apresentadas por parte das instituições convidadas. Os projetos selecionados contarão com financiamentos de mais de cinco milhões de euros da Comunidade Européia e serão desenvolvidos plenamente na Região Amazônica, tendo como foco principalmente ações de monitoramento ambiental e atendimento a doenças negligenciadas.
Segundo o Relações Institucionais para Assuntos Tecnológicos da SUFRAMA, Hernan Valenzuela, os projetos receberão suporte das ferramentas e soluções tecnológicas do instituto Fraunhofer ENAS e do instituto francês Leti Minatec. “Os projetos escolhidos deverão fomentar avanços à sociedade por meio das atividades de pesquisa aplicada e das parcerias tecnológicas entre os dois países. Por exemplo, poderemos ter avanços com relação a doenças tropicais, como a dengue, investindo em projetos com ferramentas que possibilitem a redução expressiva do tempo de diagnóstico”, apontou Valenzuela.
Cientistas, empresários, professores e estudantes das áreas de micro, nano e biotecnologia na região que tenham interesse em participar do seminário podem fazer suas inscrições gratuitamente e de forma antecipada no portal http://www.fraunhofer.org.br. Também serão aceitas inscrições presenciais no dia do evento.
Quatro décadas de cooperação
O Ano Brasil-Alemanha está sendo organizado pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Ciência e Tecnologia. A iniciativa celebra os 40 anos de relacionamento bilateral em ciência e tecnologia entre os dois países e tem o objetivo de despertar o interesse do setor produtivo e de serviços quanto às possibilidades mútuas de negócios e de inovação tecnológica e industrial em setores-chave da economia.
De abril de 2010 a março de 2011 deverão ser realizados, em diversas cidades brasileiras e alemãs, encontros e eventos com foco em diversas áreas estratégicas, tais como nano e biotecnologia, ciências biomédicas, tecnologia industrial, engenharia de produção, eletrônica, sustentabilidade, mudança climática e popularização da ciência.