Notícias
Suframa e bancada federal do AM alinham ações em prol da Zona Franca
Videoconferência contou com a participação dos parlamentares federais e do governador do Amazonas (Foto: Márcio Gallo/Suframa)
O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, acompanhado da equipe de governança da Autarquia, reuniu-se, nesta sexta-feira (10), por meio de videoconferência, com o governador do Amazonas, Wilson Lima, e com a bancada federal do Amazonas para tratar do andamento dos trabalhos da Suframa e atuar em sinergia em prol dos interesses da região. Após apresentar-se formalmente aos participantes da reunião, o titular da Suframa tratou de alguns dos temas como Processos Produtivos Básicos (PPBs), o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e os reflexos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).
De acordo com o superintendente, a Suframa está atenta à necessidade de impor maior celeridade em relação aos Processos Produtivos Básicos em benefício da atividade econômica do País. "É uma demanda que escutamos com frequência e está nas nossas prioridades", destacou Polsin.
Sobre o CBA, o superintendente informou que nesta semana chegou-se a uma definição sobre a personalidade jurídica do Centro, que deverá ser votada como Medida Provisória no Congresso.
Reforço da ZFM
Outros pontos colocados pelo superintendente buscam reforçar a importância do modelo Zona Franca de Manaus. O retorno para o desenvolvimento regional e social foi dado como exemplo, tendo em vista cases como o da Universidade do Estado do Amazonas, cujo alcance chega a todos os municípios do Amazonas devido aos recursos oriundos do modelo ZFM. Também foi destacada a maior aproximação com todos os estados que compõem a área de atuação da Suframa, além da importância de espraiar as riquezas para além dos grandes centros.
Sobre as expectativas para o pós-pandemia, Polsin afirmou estar acompanhando os dados para contribuir com a retomada socioeconômica. “Precisamos avançar nas pautas e também, de alguma maneira, fortalecer o desenvolvimento do modelo”, afirmou.
Apoio da bancada
O coordenador da bancada federal do Amazonas, Omar Aziz, agradeceu as informações trazidas pelo superintendente e informou sobre a necessidade da retomada de debates sobre os PPBs entre as empresas e a equipe econômica de Brasília, no sentido de agilizar a aprovação das pautas. Também foi citada por ele e os demais parlamentares a importância de garantir a segurança jurídica do modelo Zona Franca durante a reforma tributária. Houve, ainda, apoio unânime da bancada no sentido de votar a Medida Provisória acerca da personalidade jurídica do CBA.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, lembrou que mesmo durante a pandemia o governo teve a preocupação de, além dos serviços essenciais, manter as atividades da indústria e do setor primário para garantir que as empresas pudessem adequar o seu planejamento de produção.