Notícias
Suframa discute projetos com tecnologia 5G no primeiro dia da 4ª edição da Feira do Polo Digital de Manaus
Realizada pelo Codese Manaus, a feira prossegue até sábado (5), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, e tem como tema: “Manaus Global!” (Foto: Divulgação/Semcom)
A Suframa prestigiou, nessa quinta-feira (3), o dia inaugural de atividades da 4ª Edição da Feira do Polo Digital de Manaus. O evento, realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus), ocorrerá até sábado (5), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, e tem neste ano o tema “Manaus Global!”, com o objetivo de compartilhar novas informações sobre o desenvolvimento de produtos na área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na capital amazonense, incentivar novos negócios, apresentar ideias inovadoras e difundir avanços técnicos e experiências bem-sucedidas no setor.
Representada pelo coordenador-geral de Desenvolvimento Regional, Vitor Lopes, a Suframa participou, neste primeiro dia, da solenidade de abertura do evento e do painel de discussões “5G: um novo paradigma que acelerará mudanças na sociedade pós-pandemia”. Na ocasião, o representante da Autarquia abordou de forma mais detalhada o conjunto de ações desenvolvidas pela Suframa para auxiliar na implantação da tecnologia 5G na região, destacando-se a participação e a realização de eventos para abordagem do tema e o fomento de discussões qualificadas no contexto da tríplice hélice da inovação (Governo – Setor Produtivo – Universidade/Ecossistema de CT&I).
Lopes também apresentou enfoques da Suframa para aproveitamento dos benefícios da tecnologia 5G em contextos especiais, entre os quais a potencialização da dinâmica produtiva do Polo Industrial de Manaus (PIM); o aprimoramento de impactos positivos para sociedade, inclusive, em segmentos como Educação e Saúde, reduzindo desigualdades regionais; e a modernização da gestão pública no País, em todos os níveis, com a entrega de serviços públicos de forma integrada e mais completa para a sociedade.
Essas ações institucionais, reforçou Lopes, ocorrem no âmbito de duas atividades estratégicas da Suframa: o programa “Cidades Inteligentes”, que reconhece a agenda do 5G como estratégia para impulsionar o desenvolvimento no interior da Amazônia; e o projeto “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento”, que vem sendo conduzido pela Autarquia com o objetivo de auxiliar no planejamento futuro de vários eixos estratégicos do desenvolvimento sustentável da região.
Programação
A 4ª Feira do Polo Digital de Manaus teve continuidade nesta sexta-feira (4) e a Suframa esteve novamente envolvida na programação. Às 14h, no Espaço Startups (Sala 9), ocorreu o lançamento de um estudo feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Brasileiras (Sebrae), com apoio da Autarquia, para mapeamento do ecossistema local de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Para mais informações sobre o evento e a programação completa de atividades, pode-se acessar o portal: https://www.feiradopolodigitaldemanaus.com.br/.