Notícias
Suframa debate reforma tributária e comércio exterior em reunião do Cieam
Reunião foi realizada no auditório da sede do Cieam, no bairro Nossa Senhora das Graças (Foto: Divulgação/Cieam)
Com análises sobre oportunidades em comércio exterior e a regulamentação da Reforma Tributária, a Suframa participou da 125ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), realizada na sexta-feira (24), no auditório da sede da entidade, no bairro Nossa Senhora das Graças. A Autarquia foi representada pelo coordenador de Estudos Econômicos, Patry Boscá, e pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa.
Durante a reunião, Boscá apresentou uma avaliação da proposta do Governo Federal para a regulamentação dos mecanismos operacionais da Zona Franca de Manaus (ZFM) e Áreas de Livre Comércio (ALCs), resultante das ações dos Grupos de Trabalho formados por representantes do Ministério da Fazenda, Estados e Municípios, e que deram origem ao Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024. “A Suframa considera que, em linhas gerais, a proposta atende, em parte, a manutenção das condições de competitividade da ZFM e ALCs, mas reconhece que serão necessários ajustes no PLP durante o processo legislativo para a manutenção das vantagens atuais”, salientou Boscá.
Em seguida, o servidor Arthur Lisboa discorreu sobre as oportunidades de internacionalização da Zona Franca de Manaus, destacando as ações da Suframa para atrair novos investidores por meio do Plano de Prospecção de Novos Negócios. Lisboa também anunciou a realização de estudo coordenado pela Coordenação-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Autarquia para identificação de entraves à exportação junto às empresas do Polo Industrial de Manaus, as ações de promoção das rotas logísticas internacionais do Manta-Manaus e Chancay/Paita - Manaus, de defesa da competitividade no comércio exterior por meio dos temas de mudanças tarifárias e as cooperações técnicas em andamento e futuras missões comerciais planejadas.
O evento reuniu líderes e representantes das principais empresas industriais do Amazonas, membros do órgão deliberativo, e também contou com a presença de membros da delegação brasileira que participou da Feira Internacional "Made in Brazil Muscat", em Omã. A delegação foi liderada pelo Cieam e a Fieam e composta por empresários do Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Durante o encontro, foi também destacada a Conferência "Diálogos Amazônicos" – Edição Brasília, marcada para o próximo dia 6 de junho, apresentada pelo Professor Márcio Holland da Fundação Getúlio Vargas (FGV – EESP). O superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, vai participar da Conferência como presidente do Primeiro Painel, com o tema “Estratégias para a Amazônia”, e terá como palestrantes convidados o senador Eduardo Braga, o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro de Ávila, e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e empresário, Augusto Rocha.
A reunião salientou ainda a campanha coordenada pela Comissão Cieam de ESG, que arrecadou 40 toneladas de doações para a população vitimada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Os suprimentos serão entregues na Base Aérea de Manaus para envio através do transporte da Força Aérea Brasileira na segunda-feira (27). A próxima reunião do Conselho Superior do Cieam será realizada no dia 21 de junho.