Notícias
Suframa cumpre agenda de visitas a empresas de tecnologia no Vale do Silício (EUA)
Visita teve como objetivo conhecer as soluções da empresa no desenvolvimento e fabricação de servidores com arquitetura modular e padrões abertos (Fotos: Divulgação/Suframa)
Dando início a uma série de visitas a empresas do Vale do Silício, a Suframa conheceu, na segunda-feira (12), as instalações da Supermicro, segunda maior fornecedora mundial de servidores e datacenters. Estiveram presentes na visita o superintendente-adjunto de Inovação e Desenvolvimento Regional, Waldenir Vieira, e o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa.
Fundada em 1993 e sediada em San Jose (CA), nos Estados Unidos, a Supermicro também possui unidades de produção em Taiwan, Países Baixos e Malásia. A visita teve como objetivo conhecer as soluções da empresa no desenvolvimento e fabricação de servidores com arquitetura modular e padrões abertos. Um dos destaques foi a tecnologia própria de resfriamento líquido da Supermicro, que oferece maior eficiência em comparação ao resfriamento a ar, além de promover economia de energia e sustentabilidade.
A equipe da Suframa acompanhou os processos de fabricação e customização dos servidores e assistiu a apresentações de profissionais da Supermicro sobre novas tecnologias e tendências do mercado de centrais de armazenamento e processamento de dados em nuvem, com foco em aplicações de deep learning e inteligência artificial generativa.
Agenda
A passagem da Suframa pela Supermicro marcou o início de uma série de visitas ao Vale do Silício, com encontros programados nas instalações da Nutanix, Intel, Nvidia e AMD nos próximos dias. “Essas visitas fazem parte do esforço da Suframa para prospectar empresas e processos na vanguarda da inovação mundial”, explicou o coordenador-geral Arthur Lisboa.
Além dos representantes da Suframa, a missão conta com integrantes de diversas empresas e instituições públicas e privadas ligadas à inovação e tecnologia da informação, como a Positivo Servers and Solutions, que possui parcerias para produção e distribuição de soluções no mercado brasileiro.
O superintendente-adjunto Waldenir Vieira ressaltou que, com a implementação de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) na indústria, a demanda por servidores de alta capacidade aumentou significativamente nos últimos anos. “Por isso, é muito relevante conhecermos as tecnologias que permitirão ao Polo Industrial de Manaus (PIM) se manter inovador e competitivo na era da IA e Indústria 4.0”, afirmou.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, também destacou a importância da missão. “A imersão no Vale do Silício é uma ferramenta para impulsionar a produção de novas peças e componentes e ampliar soluções baseadas em IA, abrindo novos caminhos para pesquisa, desenvolvimento e inovação no PIM e na Amazônia Ocidental”, afirmou Bosco Saraiva.