Notícias
Suframa conhece tecnologias e projeções de crescimento da Triumph Motorcycles
Equipe Suframa foi apresentada a uma das empresas de motocicletas mais antigas do mundo, mas que tem acompanhado todas as evoluções do setor em termos de tecnologia (Fotos: Suframa/Divulgação)
A Suframa realizou uma visita, nesta sexta-feira (13), à fábrica da Triumph Motorcycles Manaus, localizada na avenida Presidente Kennedy, Bloco C1 do Condomínio Cemag, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus. A visita teve como principal objetivo conhecer as inovações desenvolvidas ao longo dos últimos 12 anos de operação na Zona Franca de Manaus e as projeções de crescimento da fabricante de motocicletas de origem britânica.
Recepcionados pelo diretor de produção da Triumph em Manaus, Leandro Oliveira, os representantes da Suframa puderam conhecer o funcionamento das linhas de produção, as tecnologias empregadas e os processos de controle de qualidade da fábrica. Segundo Oliveira, a Triumph, fundada em 1902, é uma das empresas de motocicletas mais antigas do mundo e está presente em Manaus desde janeiro de 2012. “Começamos com a fabricação de três modelos e, com o apoio da Suframa, iniciamos a produção em outubro daquele ano. Desde então, já produzimos cerca de 60 mil unidades no Brasil”, destacou.
Atualmente, a Triumph Manaus opera em dois turnos com 130 colaboradores, que produzem 31 modelos diferentes, distribuídos em sete famílias de motocicletas, em uma área de 4 mil metros quadrados. A empresa - que ocupa a terceira posição no mercado brasileiro - vê um grande potencial de crescimento, especialmente no segmento de motocicletas de 400 cilindradas. “Nosso objetivo é alcançar a produção de 20 mil unidades no Brasil, e estamos expandindo nossas operações para isso” afirmou Leandro Oliveira.
Durante a visita, foi destacado que o modelo Tiger 900, por ter melhor se adaptado às rodovias brasileiras tornou-se o mais vendido no Brasil, país que também possui o maior volume de vendas do mundo para esse modelo específico. Além disso, a Triumph planeja destinar uma linha de produção em Manaus voltadas para a esportividade, incluindo as categorias Race e Off-Road, com destaque para os modelos Street Triple e Daytona.
Suporte
Na avaliação da empresa, a Suframa tem sido um parceiro estratégico para o sucesso da Triumph em Manaus, oferecendo suporte desde a concepção da fábrica, principalmente no aproveitamento dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus. "A Suframa sempre nos deu muito suporte, o que foi fundamental para que pudéssemos executar nossas operações e expandir nossa produção", ressaltou Oliveira.
A comitiva da Suframa foi liderada pelo superintendente, Bosco Saraiva, acompanhado pelo superintendente-adjunto executivo, Luiz Frederico Aguiar; o superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; o superintendente-adjunto de Desenvolvimento Tecnológico, Waldenir Vieira; o superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho; o gerente de projetos da Superintendência-Adjunta Executiva, Ozenas Maciel; e o coordenador de Comunicação, Isaac Nogueira Júnior.
“O sucesso da Triumph na Zona Franca de Manaus reflete a importância do polo industrial para o desenvolvimento econômico da região e do País. A Suframa tem orgulho em apoiar empresas que, como a Triumph, investem em tecnologia, qualidade e crescimento sustentável, e estamos certos de que essa parceria continuará a gerar resultados ainda mais promissores no futuro”, salientou Bosco Saraiva.