Notícias
Suframa conhece processos produtivos da Steck da Amazônia
Durante a visita, a comitiva da Suframa conheceu os investimentos mais recentes realizados pela empresa em Manaus (Fotos: Suframa/Divulgação)
A Suframa realizou, nesta terça-feira (10), uma visita técnica à unidade fabril da Steck da Amazônia Indústria Elétrica, localizada na Rua Bambuzinho, no Distrito Industrial II, zona Leste de Manaus. A visita teve como objetivo acompanhar as atividades produtivas e os investimentos em modernização e automação da planta, uma das principais fabricantes de produtos e sistemas elétricos para os mercados residencial, comercial e industrial.
A comitiva da Suframa foi liderada pelo superintendente Bosco Saraiva, que esteve acompanhado pelo superintendente-adjunto Executivo, Frederico Aguiar; pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; pelo superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho; e pelo gerente de projetos da Superintendência Adjunta Executiva (SAE), Ozenas Maciel.
A equipe foi recebida pelo diretor financeiro da Steck, João Ricardo Fonseca, pela diretora tributária, Ana Cristina Mussi, e por outros representantes da empresa, incluindo o gerente da Planta de Manaus, Luciano Costa, o coordenador de Controladoria, Reinaldo França, a especialista fiscal, Carla Leressa, a especialista em Controladoria, Hista Oliveira, e a Business Partner de Recursos Humanos (RH), Iana Alves.
Com uma área total de 28 mil metros quadrados — dos quais 12 mil metros quadrados são de área construída —, a fábrica da Steck em Manaus conta com uma área destinada à produção de 5,8 mil metros quadrados, armazém de 2,5 mil metros quadrados e 700 metros quadrados disponíveis para expansão. A unidade emprega 272 dos 1.500 colaboradores do grupo, operando em três turnos de trabalho.
Fundada em 2003, a fábrica da Steck em Manaus é uma das duas unidades de produção da empresa no Brasil — a outra está localizada em Guararema (SP). A companhia, que foi adquirida pelo conglomerado francês Schneider Electric em 2011, é reconhecida pela produção de quadros de distribuição, plugues, tomadas, condutores e outros acessórios essenciais para a instalação de sistemas elétricos. O grupo também mantém atividades administrativas em São Paulo e uma fábrica de soluções elétricas em Blumenau (SC).
Investimentos
Durante a visita, a comitiva da Suframa conheceu os investimentos mais recentes realizados pela empresa em Manaus, incluindo a reforma de equipamentos de usinagem, a aquisição de uma máquina de solda a laser e novas máquinas de injeção de plástico. Também foi destacada a revitalização de ferramentas de injeção, a automação de processos produtivos com o uso de robôs e acessórios, além da modernização de linhas de produtos. "É animador ver o nível de investimento e a busca contínua por inovação e automação da Steck. Iniciativas como a da empresa contribuem para a competitividade da Zona Franca de Manaus e para a geração de empregos qualificados", ressaltou Bosco Saraiva.
Estratégico
O diretor financeiro da Steck, João Ricardo Fonseca, destacou a importância da visita da Suframa à unidade, ressaltando o papel da Zona Franca de Manaus como polo estratégico para a produção de plugues e tomadas industriais. "Para nós, é uma satisfação mostrar à Suframa os avanços realizados na unidade de Manaus, que também realiza processos de usinagem e montagem para atender o mercado nacional e internacional. Estamos fazendo um grande investimento, expandindo a área de injeção plástica com intenção de, no futuro, duplicar a capacidade de produção da fábrica”, detalhou.