Notícias
SUFRAMA confirma participação em Feira Internacional
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) confirmou a participação em uma das mais importantes feiras internacionais da América Central, a Expocomer, do Panamá, que, este ano, chega à sua 30ª edição, com a expectativa de participação de mais de 2,5 mil empresas. “Estamos com 100% da área de exibições já vendida e, nesta versão, está confirmada a participação de, pelo menos, 30 países da América, Caribe, Europa e Ásia, com oportunidades nas áreas de alimentos a produtos têxteis, passando por tecnologia de ponta e equipamentos pesados”, explica o presidente da Comissão Organizadora da Expocomer 2012, Carlos Rodríguez.
O evento, que começa no próximo dia 21, no Centro de Convenções Atlapa, na Cidade do Panamá, contará com um Pavilhão Brasileiro promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio da Câmara de Comércio Brasil-Panamá e da Embaixada do Brasil naquele país. “O evento é estratégico para o País. Para a SUFRAMA, em particular, significa ainda aumentar a cooperação técnica e interinstitucional com nossos parceiros, promovendo ações que ajudem a cumprir uma das grandes missões da autarquia, que é ser uma agência de fomento”, explica o superintentente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira. No primeiro dia de sua gestão, em 11 de janeiro, Nogueira foi convidado pessoalmente pela embaixadora do Panamá, Gabriela Garcia Carranza, a participar da Expocomer.
Além da SUFRAMA, já confirmaram participação na edição 2012 a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e Roraima (Fierr) e ainda Amazongreen, Sindnaval e Biofish. Esta última participa do evento desde 2007 e, com apoio da SUFRAMA, investiu na internacionalização para países da América Central e Caribe, inclusive abrindo uma sede no Panamá, a Biofish International S.L.
Expocomer
A Expocomer começou em 1983, com 140 expositores de três países e chegou, no ano passado, à marca de 500 expositores, de 35 países. Só nas últimas duas décadas, a feira recebeu mais de 600 mil visitantes, fechando mais de 300 mil contatos de negocios que significaram algo em torno de US$ 1,8 bilhão em negócios.
No ano passado, 62 empresas brasileiras, de diversos setores, fecharam US$ 27 milhões em negócios na Expocomer. O pavilhão do Brasil, organizado pela Apex, recebeu 8 mil visitantes e foi premiado como destaque da Feira pelo projeto de comunicação visual e pela excelência no atendimento aos compradores.