Notícias
Suframa apóia empresas regionais em evento no Panamá
Possibilitar contatos a fim de incrementar as negociações mantidas durante a participação em 2008 e 2009 é o objetivo da SUFRAMA na Expocomer 2010, que acontece de 3 a 6 de março, no Panamá.
Durante o evento, a Autarquia pretende, entre outras atividades, divulgar o Modelo Zona Franca de Manaus. “Com ações como esta, onde a SUFRAMA apóia a participação de micro e pequenas empresas, pretendemos atrair investimentos e gerar oportunidades de negócios para a Amazônia Ocidental”, disse a superintendente Flávia Grosso que encabeça a comitiva de empresários da Região Norte, no evento.
Além do estande institucional da SUFRAMA, as empresas Etnia Amazônia (artesanato), Rita Prossi (Biojóias), Pharmakos da Amazônia (fitoterápicos), Gotas da Amazônia (Cosméticos) e a rondoniense Biofish Aquicultura (alevinos), ocuparão uma área de 27 m², no Pavilhão Brasileiro.
A participação da SUFRAMA na Expocomer tem se mostrado bastante proveitosa para as empresas que se fazem presentes, contando com o apoio da Autarquia. “Dentro de nossas atribuições, como sendo uma agência de fomento e suporte ao desenvolvimento das empresas regionais, cremos que o evento fará parte de nosso calendário de missões e eventos, visto trazer resultados efetivamente concretos aos participantes”, declarou o coordenador geral de promoção comercial da SUFRAMA, Jorge Vasques.
Segundo Janine Menezes, proprietária da Biofish Aquicultura, sua participação na Expocomer vem gerando resultados proveitosos. “A nossa presença na feira tem contribuído na consolidação de processo de joint venture com a Zona de Processamento de Exportação do Panamá, assim como na possibilidade da abertura de um sucursal da Biofish naquele país”, comentou a empresária.
A Expocomer é uma exposição multissetorial que recebe missões comerciais da América, Ásia, Europa e Caribe, possibilitando contato com mais de 2.500 empresas com oportunidade de criar encontros comerciais. Nesse ano o evento tem foco nos setores de alimentos e bebidas, têxtil, construção, tecnologia e serviços, e é dirigido a um mercado de aproximadamente 50 milhões de consumidores, distribuídos entre a América Central, Caribe e alguns países da América do Sul. A Expocomer conta com cerca de 16.000 visitantes e 500 expositores em mais de 10.000 m² de exposição, gerando aproximadamente US$ 100 milhões em negócios.
Estudo de Mercado
O Panamá é o maior hub logístico e centro de distribuição de produtos, contando com posicionamento geográfico estratégico para exportação, com acesso a todos os mercados internacionais, e possui a 2ª maior zona livre do mundo e a maior do Ocidente, a Zona Libre de Colón. Além disso, tem as facilidades de possuir uma economia baseada no dólar americano, um sistema de transporte multimodal, o mais moderno centro bancário internacional e o Canal do Panamá, a forma mais segura e eficiente de transporte marítimo.