Notícias
SUFRAMA abre inscrições para Jornada de Seminários da FIAM 2008
Tiveram início nesta sexta-feira, 8, as inscrições para a Jornada de Seminários Internacionais da quarta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2008). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da FIAM – http://www.suframa.gov.br/fiam.
Em seu quarto ano de atividades, a Jornada de Seminários consolida-se como um dos mais importantes eventos de valorização do conhecimento regional e deve atrair, neste ano, um público de aproximadamente 2.500 pessoas. No total, serão 16 seminários vinculados a temas como meio ambiente, desenvolvimento sustentável, ciência e tecnologia, responsabilidade social, micro e nanotecnologia, biotecnologia e bioindústria, gestão tecnológica, turismo, transporte, energia, produção e comércio exterior.
O objetivo principal da Jornada de Seminários é enriquecer o conhecimento da sociedade amazônica, dar visibilidade às conquistas obtidas no campo técnico-científico e propiciar um ambiente favorável à realização de parcerias. Os eventos da Jornada ocorrerão paralelamente, entre os dias 10 e 12 de setembro, e serão protagonizados por aproximadamente 320 palestrantes, dentre autoridades da comunidade acadêmico-científica local, nacional e internacional.
As inscrições são abertas ao público em geral, mas passarão por um processo de seleção que irá avaliar o perfil do solicitante e o seu enquadramento no público visado. Terão prioridade na seleção empresários, técnicos públicos e privados, professores e pesquisadores da academia regional e estudantes de universidades e centros de ensino regionais. As inscrições serão encerradas assim que for atingida a capacidade máxima dos auditórios, que comportam, em média, entre 100 e 150 pessoas. A confirmação da inscrição, obrigatória para participação nos eventos, deve ocorrer em um prazo de sete dias.
Segundo o coordenador da Jornada de Seminários Internacionais, José Alberto Machado, o evento é um marco significativo na história da Região em termos de discussão do conhecimento técnico-acadêmico e tem como principal foco as propostas para o presente e para o futuro. “Todos os seminários terão a preocupação de fazer um diagnóstico do presente, avaliando o que está sendo feito, e também de indicar as perspectivas para o futuro, discutindo tendências e possibilidades concretas de desenvolvimento para a Amazônia”, afirma Machado. “Ao final dos eventos iremos disponibilizar integralmente à sociedade o conteúdo das discussões realizadas, sistematizando e tornando público o conhecimento que irá potencializar novas conquistas sociais”, finaliza.
Lançamento de pesquisas
A programação da Jornada de Seminários Internacionais inclui ainda o lançamento das pesquisas “Impacto virtuoso do PIM sobre a Floresta Amazônica: discurso ou fato” e “Alternativas para proteger a Amazônia”. A primeira obra, coordenada pela equipe do projeto PIATAM (Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia), da Petrobrás, e desenvolvida por pesquisadores de diversas instituições nacionais com patrocínio da Nokia e apoio da SUFRAMA, comprova a contribuição do Pólo Industrial de Manaus (PIM) para a preservação da Floresta Amazônica. Durante a Jornada de Seminários, será entregue um relatório com o resumo e as principais conclusões da pesquisa, que passou pela avaliação de especialistas renomados em nível internacional.