Notícias
Seminário internacional sobre Zonas Francas discute novas oportunidades para Tríplice Fronteira
Teve início nessa quarta, 17, o Seminário Internacional sobre Zonas Francas, em Letícia, que reúne técnicos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Polícia Federal e instituições da Colômbia e Peru, com o objetivo de promover intercâmbio de conhecimentos e discutir novas oportunidades para a tríplice fronteira. O modelo de desenvolvimento regional Zona Franca de Manaus foi apresentado aos participantes e considerado um exemplo exitoso a ser seguido.
Na abertura do evento, o Governador do Departamento do Amazonas, Olbar Andrade Rincón, destacou a importância da reunião entre os três países presentes na zona de fronteira e a oportunidade de se construir propostas que contribuam para a geração de emprego e captação de novos investimentos. Segundo ele, as ações para promover a competitividade e o desenvolvimento de processos industriais vão implicar num novo modelo de planificação, num novo marco para adiantar projetos que transcedam as fronteiras.
Para o Prefeito de Letícia, José Ricaurte Rojas, há a necessidade de flexibilizar a legislação nacional para poder ser verdadeiramente competitivo. “Não podemos ser uma ilha de riqueza, cercada de pobreza por todos os lados”, disse ele.
O primeiro dia do seminário, que segue até sexta, 19, foi dedicado às apresentações dos órgãos brasileiros, onde a SUFRAMA ocupou papel de destaque com três apresentações. A Coordenadora Geral de Estudos Econômicos e Empresariais da autarquia, Ana Maria Souza, que compôs a mesa de abertura, falou sobre os Incentivos Fiscais da Áreas de Livre Comércio (ALC), Amazônia Ocidental e Zona Franca de Manaus. Em seguida, a Coordenadora Geral de Controle de Importação, Maria Braga Normando, apresentou os Procedimentos Operacionais de Controle de Mercadorias Estrangeiras, enquanto que o Coordenador Geral de Mercadorias e Cadastro, João Carlos Paiva, falou sobre as ações da SUFRAMA no controle de mercadorias nacionais. No final, os três técnicos responderam às perguntas e esclareceram dúvidas dos empresários e demais participantes.