Notícias
Seminário 5G.BR é realizado em Manaus pelo Ministério das Comunicações com a participação da Suframa
Na abertura dos trabalhos, a secretária executiva do Mcom fez uma analogia entre uma tecnologia e outra, enfatizando que “o 4G chegou para conectar e o 5G para transformar”. Foto: Isaac Júnior/Suframa
Os benefícios da quinta geração de internet móvel e as perspectivas da evolução tecnológica na Região Amazônica, em especial na indústria e na educação. Este foi o objetivo do Seminário 5G.BR, organizado nesta quinta-feira (22) no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques em Manaus, pelo Ministério das Comunicações (Mcom).
O evento contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e a participação da Suframa. Foi a terceira de uma série de atividades programadas com a finalidade de discutir os benefícios da conectividade e da chegada da quinta geração de internet móvel ao Brasil, além de apresentar as perspectivas da evolução tecnológica na região. A ação começou no mês passado em São Paulo e também chegou a Natal, no Rio Grande do Norte.
Na abertura dos trabalhos, precedida pela apresentação do grupo de toadas “A Voz da Amazônia”, a secretária executiva do Mcom, Maria Estella Dantas, fez uma analogia entre uma tecnologia e outra, enfatizando que “o 4G chegou para conectar e o 5G para transformar." Acompanhada dela à mesa estavam os ministros Joaquim Leite (Meio Ambiente) e Victor Godoy (Educação); os representantes do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus, Lincoln Nunes (Prodam) e Radir Júnior (Semtep), respectivamente; e o superintendente da Suframa, Algacir Polsin.
Conduzido pelo CEO e editor-chefe da MIT Technology Review Brasil, André Miceli, o primeiro painel abordou os impactos do 5G na Educação. Participaram da conversa o ministro Victor Godoy Veiga, o presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), Sebastião Sahão Júnior, o membro do Conselho Diretor e presidente do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vicente Aquino, e Tomas Fuchs, que é sócio e um dos fundadores do Grupo Datora.
A segunda rodada de conversa foi conduzida por Algacir Polsin e teve como tema: “5G como acelerador da indústria". Estiveram presentes o CEO da Nokia Brasil, Ailton Santos, Javier Lizarraga, da Samsung, o representante da Positivo, Edson Alvim Toffoli, e Antônio Silva, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).
Na sequência, liderado pelo CEO da FS Security, Alberto Leite, o debate abordou a tecnologia como instrumento de proteção e desenvolvimento da nação, com as presenças do diretor de Produtos do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Hélcio Vieira Júnior, e do comandante do 1º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva (Comando da Amazônia), Walace Paysan Gomes.
Expectativa
Como bem lembrado no seminário, o Brasil é o primeiro país da América Latina a implantar a tecnologia 5G. Em Manaus e em outras quatro capitais do Norte (Porto Velho, Macapá, Rio Branco e Belém), a expectativa é que ela chegue até o próximo mês de novembro. A informação foi confirmada pelo ministro Fábio Faria, assim que ele chegou ao evento, vindo do município do Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus), onde participou da inauguração de um sistema de internet na escola estadual Antônio Ferreira Guedes.