Notícias
Prorrogação da ZFM estimula novos investimentos da 3M em Manaus
A prorrogação dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) até 2073 foi importante para que a empresa estadunidense 3M ampliasse seus investimentos na capital amazonense. A informação foi dita pelo gerente da fábrica da 3M Manaus, Fernando Pellicano, durante a inauguração da nova planta da empresa, realizada nessa quarta-feira (2). “Existe um plano de expansão que foi traçado para essa fábrica e a postergação para 2073 da Zona Franca foi mais um estímulo para a gente, nos dá mais solidez nesse plano e mais força, inclusive, para justificar esse investimento para a nossa diretoria internacional”, afirmou.
A solenidade de inauguração da nova planta, localizada no quilômetro 23 da rodovia AM-010, contou com a presença da superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, do governador do Amazonas, José Melo, do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Antônio Silva, do diretor-presidente da 3M Manaus, Afonso Chaguri, e do presidente da 3M Brasil, Jorge Lopez.
A superintendente Rebecca Garcia parabenizou toda a equipe da 3M e falou sobre a importância da empresa para o Polo Industrial de Manaus (PIM). “Parabenizo a coragem e a ousadia de, num momento como o que estamos vivendo, fazer um investimento tão significativo. Entendemos a importância desses recursos e procuraremos ser parceiros para que a 3M se fortaleça cada vez mais na nossa região e que possa, se possível, trazer ainda mais negócios e investimentos para o Polo Industrial de Manaus”, afirmou a superintendente.
Na nova fábrica, que tem 16 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 264 mil metros quadrados, foram investidos R$ 100 milhões. “Esse investimento foi o maior da 3M no Brasil nos últimos anos, que incluiu a aquisição do terreno e a construção de toda a infraestrutura. Isso demonstra que nosso plano de crescimento no Amazonas é muito grande”, afirmou Pellicano, lembrando que essa foi apenas a primeira fase dos investimentos e a empresa vai ampliar ainda mais as suas instalações. Segundo ele, ao final da expansão, a mão de obra direta deverá subir de 180 para 400 funcionários.
A 3M produz mais de 15 mil itens no Brasil, segmentados em cinco grupos de negócios: consumo; eletrônicos e energia; industrial; saúde; e segurança e gráficos. Na fábrica de Manaus, são produzidas diversas linhas de fitas adesivas para uso industrial e doméstico, blocos post-it, fitas elétricas, películas refletivas para veículos e respirador facial para segurança do trabalho, entre outros. Além de Manaus, onde a 3M atua há nove anos, a empresa possui mais seis plantas no País.
Foram anunciadas, ainda, novidades para a produção de Manaus. “Nos próximos meses iniciaremos o trabalho de injeção plástica, e também estamos trabalhando em projetos para fabricar produtos voltados ao cuidado da saúde e na verticalização dos processos para o adensamento da cadeia produtiva”, explicou Pellicano.
O governador José Melo ressaltou a visão de médio e longo prazo da empresa ao fazer investimentos tão relevantes no Estado. “A 3M está investindo na contramão, está olhando o mercado futuro, está olhando mais na frente para que quando a crise terminar – e ela vai terminar – a empresa já esteja instalada e com o mercado garantido. Parabéns, isto é ser empresário”, disse.