Notícias
Programas voltados às cadeias produtivas sustentáveis no AM são apresentados durante Naturaltech 2012
O diretor de Negócios Florestais da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Fernando Guimarães, apresentou exemplos de programas exitosos voltados às cadeias produtivas sustentáveis para geração de renda e melhoria da qualidade de vida no Amazonas, durante o 8º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica e Sustentável, nesta terça-feira (24), integrante da programação da Naturaltech 2012, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo (SP).
Entre os exemplos, foi citada a cadeia produtiva da borracha, que conta com o total de dois mil produtores distribuídos em 17 municípios do Estado. “Nós temos hoje a cadeia produtiva da borracha completa no Amazonas. Temos o seringueiro coletando o produto na floresta, duas usinas de beneficiamento, uma em Manicoré e outra no Iranduba, e uma usina de produção de pneus, que é a Neotec, que está produzindo com esse material, a partir dos benefícios fiscais do Polo Industrial de Manaus (PIM)”, explicou Guimarães.
Guimarães também apresentou o Programa de Regionalização dos Móveis Escolares (PROMOVE), que realiza a produção de mobiliário escolar utilizando madeira manejada, com valorização da mão-de-obra local e geração de renda no interior do Estado.
Na produção de alimentos, o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (PREME), que já fornece 42 produtos regionais entre eles, produtos extrativos e oriundos de agroindústrias, foi o destaque da apresentação. “Este programa se efetiva como um dos maiores geradores de renda ao agricultor familiar do Estado do Amazonas”, afirma Guimarães.
Ao finalizar a apresentação, o diretor convidou os presentes a visitarem o estande da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) que se encontra na Naturaltech, com 12 micro e pequenas empresas que expõem produtos nas áreas de artesanato, cosméticos, fitoterápicos, alimentos e bebidas, produzidos a partir de matéria prima regional.
A apresentação fez parte do painel “Como promover a democratização do acesso aos produtos orgânicos e naturais – exemplos de sucesso” e contou, ainda, com o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Fiedrich e o diretor executivo da Fundação Itesp, Marco Pilla.
O Fórum continua na sexta-feira (25), abordando temas como meio ambiente, políticas públicas, comercialização, sustentabilidade e mercado internacional. A entrada é gratuita. A feira Naturaltech acontece até domingo, das 11h às 20h.