Notícias
Programa Prioritário de Bioeconomia lança chamada para criação de banco de projetos
O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) realizou na quinta-feira (12), no auditório do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), uma chamada direcionada a Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), startups, incubadoras e empreendedores em geral, com o objetivo de criar um banco de projetos em Bioeconomia. Cerca de 50 participantes estiveram presentes no evento, onde foi apresentado o Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBioeconomia) e os detalhes sobre como submeter os projetos para o banco.
O PPBioeconomia é um dos quatro programas prioritários criados para o aporte de parte dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) oriundos da Lei de Informática (Lei nº 13.674, de 11 de junho de 2018) na área de atuação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Os Programas Prioritários – além de Bioeconomia, existem o de Economia Digital, Formação de Recursos Humanos e Fomento ao Empreendedorismo Inovador – são instituídos pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), que é responsável pela gestão dos recursos oriundos dos investimentos realizados pelas empresas que fizeram jus aos benefícios fiscais previstos na Lei de Informática.
Desde março deste ano, o Idesam é a instituição habilitada na coordenação do PPBioeconomia, que consiste no desenvolvimento de soluções para a utilização econômica sustentável da biodiversidade, abrangendo: prospecção de princípios ativos e novos materiais a partir da biodiversidade amazônica; biologia sintética, engenharia metabólica, nanobiotecnologia, biomimética e bioinformática; processos, produtos e serviços destinados aos diversos setores da bioeconomia; tecnologias de suporte aos sistemas produtivos regionais ambientalmente saudáveis; tecnologias de biorremediação, tratamento e reaproveitamento de resíduos; negócios de impacto social e ambiental; e o estabelecimento ou aprimoramento de Incubadoras e Parques de Bioindústrias.
A apresentação dos detalhes para submissão de projetos foi conduzida pelo coordenador do PPBioeconomia, Carlos Koury. Durante o evento, ficou acordado que o banco de projetos será disponibilizado pelo Idesam às empresas com obrigação de investimentos em P&D no dia 03 de outubro. De acordo com a instituição, a expectativa é de que o banco de dados aumente a oportunidade das empresas identificarem projetos condizentes com suas expectativas de investimentos em Bioeconomia na Amazônia, desenvolvendo novos produtos, serviços e processos que atuem nas cadeias produtivas da Bioeconomia na floresta até intervenções na biorremediação e reaproveitamento de resíduos, sempre em conformidade com os eixos de atuação previstos na regulamentação do Programa Prioritário.
O superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Alcimar Marques, que é o representante da Suframa no Capda, participou do evento e ressaltou a vocação da região para a Bioeconomia. “A Bioeconomia é a matriz econômica de vocação da nossa região. É onde podemos crescer e contribuir não apenas com o Brasil, mas com o mundo. Então o Programa Prioritário de Bioeconomia veio para isso. Temos recursos direcionados aos programas prioritários dentro da Lei de Informática e também recursos direcionados dentro da possibilidade do reinvestimento de um passivo relativo a glosas de anos anteriores e queremos que esses recursos sejam utilizados da melhor forma possível no desenvolvimento sustentável da região”, disse.
Mais informações sobre o PPBioeconomia podem ser verificadas junto ao Idesam.