Notícias
ME e Suframa realizarão estudo com recursos do PNUD visando à implantação de novos produtos no PIM
Atualmente, tendo como base o faturamento do PIM entre janeiro e março de 2022 (R$ 39,51 bilhões), aproximadamente um terço deste montante está concentrado na fabricação de apenas quatro produtos (Arte: Fábio Alencar/Suframa)
Por meio de recursos a serem financiados junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Ministério da Economia e a Suframa irão desenvolver estudo de prospecção de novos produtos com características inovadoras que possam ser implantados no Polo Industrial de Manaus (PIM) ao longo dos próximos cinco anos.
O objetivo principal é identificar ao menos dez novos produtos aderentes às características do PIM e da Indústria 4.0 que tenham perspectiva de crescimento de mercado no curto e médio prazos, com o intuito de fomentar a atração de novos investimentos e a diversificação da produção do parque industrial amazonense.
Atualmente, tendo como base o faturamento do PIM entre janeiro e março de 2022 (R$ 39,51 bilhões), aproximadamente um terço deste montante está concentrado na fabricação de apenas quatro produtos: televisores com tela de cristal líquido (LCD); telefones celulares; motocicletas, motonetas e ciclomotores; e condicionadores de ar do tipo split system. As placas de circuito impresso, que representam o quinto principal produto do PIM em participação no faturamento global, constituem, na realidade, insumo para as demais cadeias produtivas.
Outro cenário motivador para o estudo é que, entre 2019 e 2020, foram publicadas mais de 150 portarias interministeriais referentes a Processos Produtivos Básicos (PPBs), no entanto, apenas cerca de 20 dessas portarias faziam alusão à fabricação de novos produtos na Zona Franca de Manaus.
“Tal situação reforça o interesse do governo federal na identificação de produtos que permitam ampliar a diversidade dos itens fabricados no PIM de maneira a criar uma maior independência de produtos específicos e contribuir para que o faturamento global seja ampliado”, afirmou o superintendente da Suframa, Algacir Polsin.
Critérios
Os produtos a serem prospectados devem observar os critérios estabelecidos pelo Decreto-Lei número 288/1967, nos parágrafos 7° e 8° do Art. 7°, incluídos pela Lei 8.387, de 30 de dezembro de 1991, e pelo Art. 6° da Portaria Interministerial número 32, de 15 de julho de 2019. Durante a realização do estudo, está prevista, ainda, a promoção de oficinas com método Delphy.
Contratação
Por meio do Edital número 04/2022, publicado no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 8 de junho, foi aberto processo para contratação de um consultor para elaboração do ”Estudo prospectivo de novos produtos para o Polo Industrial de Manaus”. O consultor deverá ter formação em Economia ou áreas correlatas, domínio do idioma inglês e experiência profissional mínima de seis anos em processos e procedimentos de prospecção, conhecimento das características da Indústria 4.0 e habilidade em acessar bases de dados e relatórios internacionais.
Os interessados deverão enviar currículo até o dia 20 de junho para o endereço cgapi@suframa.gov.br, em formato PDF, com base neste modelo. O número do edital deverá ser informado no campo "Assunto" do e-mail.
As contratações serão efetuadas mediante processo seletivo simplificado (análise de currículo), sendo exigida dos profissionais a comprovação da habilitação profissional e da capacidade técnica ou científica compatível com os trabalhos a serem executados.
O termo de referência da ação está disponível aqui.