Notícias
Matchmaking promove encontros voltados à sustentabilidade durante a VII FIAM
Durante dois dias, a discussão de enlaces entre ciência, políticas públicas, comunidades, setor privado e atividades econômicas sustentáveis compuseram o Matchmaking 2013, evento realizado dentro da sétima edição da Feira Internacional da Amazônia (VII FIAM), no Studio 5 Centro de Convenções. Realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em conjunto com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), por meio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, o evento reuniu diversas instituições com atuação voltada ao desenvolvimento sustentável e à sociobiodiversidade.
A programação do evento, que fez parte das comemorações do ano da Alemanha no Brasil e da presença da GIZ há 50 anos no País (sendo 20 anos no Amazonas), contou com a realização de três painéis, que abordaram os temas “Empreendimentos, incubadoras de novos negócios e inovação tecnológica”, “Repartição dos benefícios do patrimônio genético e biotecnologia” e “Fontes de financiamento para o desenvolvimento da pesquisa e inovação tecnológica com foco em atividades econômicas sustentáveis”. Os painéis tiveram como proposta favorecer a interação entre os participantes, invertendo o modelo tradicional dos seminários para propiciar espaços de conversas entre potenciais parceiros.
Tomas Inhetvin, coordenador do projeto de Reordenamento Territorial e Desenvolvimento Regional do Programa para a Proteção e Gestão Sustentável das Florestas Tropicais da GIZ, disse que a proposta do Matchmaking se encaixa com os objetivos da FIAM, o que propicia o desenvolvimento de uma agenda conjunta e favorece o sucesso do evento. “Pela própria participação e dinâmica do Matchmaking, considero um grande sucesso esse evento que realizamos dentro da Feira Internacional da Amazônia. Diversos atores que têm objetivos em comum se encontraram e compartilharam idéias em prol do desenvolvimento regional, o que possibilita uma articulação e cooperação para futuras parcerias”.
O sócio-diretor da consultoria curitibana ConsIdeal, Israel Feferman, foi um dos participantes do evento e destacou que o resultado do que foi apresentado “superou as expectativas, pois o grupo que se fez presente é extremamente atuante, o que possibilitou a discussão de várias oportunidades, permitindo que a região seja a maior beneficiada dentro desse caráter de sustentabilidade”. Feferman comentou, ainda, que a pauta do evento foi disposta da melhor forma para o bom entendimento de todos e que “setores importantes da economia local estavam muito bem representados, o que deve agilizar o andamento dos projetos expostos e analisados no evento”.
A dinâmica do Matchmaking permitiu que todos os inscritos, além de assistir aos painéis, pudessem agendar horários para encontros mais formais e diretos com aqueles cujos projetos tiveram maior afinidade, possibilitando o compartilhamento de idéias e propostas inovadoras que devem ser aprimoradas a cada reunião realizada.
O Matchmaking 2013 contou também em sua organização com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).