Notícias
Manual padroniza vistorias e aumenta segurança na Suframa
Padronização quer reduzir a taxa de erros e a variabilidade de procedimentos na prestação do serviço (Arte:Fábio Alencar/Suframa)
A Superintendência Adjunta de Operações (SAO) da Suframa está padronizando as atividades e tarefas de todas as suas unidades no que diz respeito à vistoria física de mercadoria nacional. No último dia 3 de março, mais de 80 servidores passaram por uma oficina sobre o tema, elaborada pela Coordenação-Geral de Controle de Mercadorias e Cadastro (CGMEC) e aplicada pela Coordenação de Integração Fiscal (COCIF) da Autarquia.
Nos últimos dois anos, a Suframa atualizou seus controles de ingresso de mercadoria, adotando um novo Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional, o SIMNAC; no mesmo período o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) editou um novo convênio, o 134/19; e foi publicada a portaria 834/19; tudo isso gerando um novo ciclo no processo de vistoria física de mercadorias que agora está sendo amadurecido com a padronização das atividades e tarefas em um manual - que vem sendo aplicado, por treinamento, a todas as unidades regionais da Superintendência.
O foco da medida está na integridade da conduta dos servidores mediante as orientações operacionais definidas. O manual foi elaborado de forma a dar maior segurança ao público envolvido - tanto interno, quanto externo - deixando bem claros as obrigações e os limites das ações dos servidores e o grau de responsabilidade no processo. A técnica aplicada no documento teve o objetivo de reduzir a taxa de erros e a variabilidade de procedimentos na prestação do serviço demonstrando o padrão de qualidade definido pela alta administração.
Redução de ruídos
"Com a padronização, a Suframa está diminuindo as brechas para ruídos na comunicação e dúvidas no processo, permitindo a todo servidor envolvido, independentemente do nível hierárquico, ter ao seu alcance informações sobre os direcionamentos que deva tomar em qualquer situação. A expectativa é a de que haverá melhoria na qualidade dos serviços prestados", avaliou o superintendente-adjunto de Operações da Suframa, Luciano Tavares.
Uma segunda oficina deve ser realizada em breve para os servidores que não puderam participar da primeira atividade.