Notícias
Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento do Acre - 2024 começa nesta quarta-feira
Durante os dois dias de programação, a Fieac receberá empresários, comerciantes, representantes governamentais, estudantes e profissionais liberais, entre outros, num grande evento organizado pela Suframa e parceiros (Fotos: Layana Rios/Suframa)
Nesta quarta-feira (12), a Suframa dá inicio às atividades da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento do Acre - 2024. A programação começa às 9h (horário local, 10h de Manaus e 11h de Brasília), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), com transmissão ao vivo nos dois dias de evento feita pelo Governo do Acre, por meio do link http://tiny.cc/tvljyz. O objetivo é promover a disseminação e o acesso aos incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM), entre eles, a Política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Com uma programação abrangente e gratuita, a Jornada é direcionada a empresários, comerciantes, representantes governamentais, estudantes e profissionais liberais, entre outros. As inscrições já foram encerradas e cerca de 394 pessoas já haviam confirmado participação no encontro, até o início da tarde desta terça-feira (11). “A expectativa é de que possamos ter importantes contribuições para o desenvolvimento regional em dois dias de aprendizado e networking para todos os participantes”, destacou o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.
A abertura do evento contará com a presença, pela Suframa, dos superintendentes-adjuntos Executivo, Luiz Frederico Aguiar; e de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; do coordenador-regional da Área de Livre Comércio de Rio Branco, Jéfferson Barroso; além do presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro; do secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanípal Mesquita; do superintendente do Banco da Amazônia (Basa) no Acre, Edson Souza; entre outras autoridades.
Durante a abertura, ocorrerá a certificação de 20 alunos do curso Trilha Jovem Empreendedor 4.0, que tem a execução do Instituto Federal do Acre (Ifac) e é coordenado pelo programa prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador. O projeto teve o aporte de R$ 500 mil, com turmas no campus Rio Branco e em Cruzeiro do Sul. A execução foi iniciada em 2023.
Programação
No dia 12, as discussões são voltadas ao funcionamento e oportunidades da política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Suframa, com palestra da servidora da Coordenação-Geral de Gestão Tecnológica, Taynara Tenório. Também haverá a participação dos três coordenadores de programas prioritários de PD&I: de Bioeconomia (Idesam), de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (Softex) e de Indústria 4.0 e Modernização Industrial (CITS Amazonas), que apresentarão a atuação deles em toda a Amazônia Ocidental e Amapá, bem como o andamento dos projetos que vem sendo desenvolvidos no Acre.
Ainda no primeiro dia, serão apresentadas pelo servidor da Coordenação-Geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, Doriel dos Santos, as ações estruturantes para o desenvolvimento regional, com a repercussão do tema pelo superintendente do Basa, Edson Souza e pelo coordenador-geral de Avaliação de Planos, Programas e de Instrumentos de Desenvolvimento, da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Sérgio Silva, além da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), que terá palestra do secretário Assurbanípal Mesquita.
A agenda segue na quinta-feira (13) com informações sobre os incentivos fiscais da Suframa na região, com foco nos regimes da Amazônia Ocidental e das Áreas de Livre Comércio (ALCs), pelo técnico da Coordenação-Geral de Assuntos Estratégicos, Jessé Rodrigues, orientações sobre cadastro, compra nacional e importação incentivada na Suframa, pela chefe de Serviços Operacionais da Autarquia, Maria José Melo, e como apresentar projetos na Suframa com base em matéria-prima regional na Amazônia Ocidental, pela técnica da Coordenação-Geral de Análise de Projetos Industriais, Camila Carneiro.
Haverá, ainda, nova participação da Sudam, com o coordenador-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais da Sudam, Jorge Valente, para apresentar os incentivos fiscais administrados pelo órgão para o desenvolvimento regional, e do superintendente do Basa, com palestra sobre soluções de crédito para a Amazônia.
Concomitante as palestras, haverá uma programação de Picth Day voltado a startups com projetos nas áreas dos programas prioritários de PD&I, na sala da Diretoria da Fieac. Para esta programação, é necessário inscrição específica pelos respectivos links: Indústria 4.0 e Modernização Industrial (https://bit.ly/3WY8hIZ), Fomento ao Empreendedorismo Inovador (https://airtable.com/appxqQrlUB4cbi4KG/shrPYOsFx3nrGtvUI) e Bioeconomia (https://forms.gle/aSvLKDa7SDTLk4k49).