Notícias
IOT Solutions Congress Brasil é aberto em São Paulo com a participação da Suframa
A abertura do evento foi realizada no salão principal do Transamérica Expo Center, em São Paulo, e contou com a presença do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira.
Publicado em
06/06/2024 14h40
Atualizado em
03/07/2024 19h32
Técnicos da Autarquia prestam informações sobre a Zona Franca de Manaus (Fotos: Isaac Júnior/Suframa)
Com a proposta de apresentar soluções e inovações no campo da Internet das Coisas (IOT) e repleto de personalidades da indústria e do campo da ciência e tecnologia, teve início na manhã desta quinta-feira (6), em São Paulo, o IOT Solutions Congress Brasil. A abertura do evento foi realizada no salão principal do Transamérica Expo Center e contou com a presença, no público seleto, do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira.
O encontro de dois dias (prossegue até esta sexta-feira, dia 7) é uma edição brasileira do IOT Solutions World Congress, que ocorre anualmente para líderes da indústria, especialistas em tecnologia e profissionais C-level, entre eles a ex-funcionária da NASA e atual proprietária da Alonso Vent, Robin Bass.
Com dois estandes institucionais montados numa área estratégica do complexo, a Suframa já começou a contabilizar os frutos positivos proporcionados pelo evento. Técnicos da Autarquia e das entidades gestoras dos Programas Prioritários definidos pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) se revezam para passar informações relevantes sobre as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus (ZFM), a atração de investimentos e formação de parcerias para o fortalecimento do ecossistema de inovação da Amazônia.
Além da palestra intitulada "Lei de Informática na Amazônia: incentivo em PD&I para transformação digital das Indústrias da Zona Franca de Manaus", ministrada no período da tarde pelo coordenador-geral de Gestão Tecnológica, Rafael Gouveia, a participação da Suframa prevê também uma gravação num podcast exclusivo e reuniões para tratar de participação em outros eventos similares, inclusive, fora do Brasil. "É um evento de suma importância e vamos aproveitá-lo ao máximo para fazer os participantes conhecerem a Lei de Informática que a Suframa tem fomentado para o crescimento da economia nos estados da Amazônia Ocidental e Amapá. Começamos a dar uma passeada nos estandes, já assistimos algumas palestras e, o interessante de tudo isso, é abrir novos caminhos para a Suframa e Zona Franca de Manaus, no sentido de desenvolver mais o nosso trabalho na região", salientou Waldenir Vieira.
Para quebrar o clima formal e em meio à fala das personalidades nacionais e estrangeiras, um "cachorro robô" fez uma apresentação à parte e chamou a atenção de todos, ao som da música "Uptown Funk", do cantor norte-americano, Bruno Mars.
Mais de cinco mil visitantes são esperados na primeira edição do IOT Solutions Congress Brasil, que é promovido pelo grupo iCities Smart Cities Hub.
A Suframa é uma das instituições convidadas e, além de participar de forma gratuita com dois estandes, realizará duas palestras em parceria com as entidades gestoras dos Programas Prioritários definidos pelo Capda. A segunda é na sexta-feira, com o tema "Programas Prioritários da Amazônia Ocidental/Amapá: a inovação que muda a economia", com as presenças de Carlos Koury (Idesam), Renato Vernaschi (Softex) e Vânia Vial (CITS).
Novos projetos
Em visita a um dos estandes da Suframa, o conselheiro e diretor de Habitação, Urbanismo e Governo da Associação dos Bolsistas JICA de São Paulo (Abjica), Massahaki Shimada, demonstrou interesse em estreitar uma parceria com a Autarquia na área de urbanismo. No passado, a entidade teve um acordo de cooperação com a Suframa, direcionado a tratamento de resíduos sólidos no Polo Industrial de Manaus (PIM). "Vamos retomar essa relação, para a retomada de novos projetos de interesse mútuo", sintetizou Shimada. A Abjica faz parte Agência de Cooperação Internacional do Japão no Brasil.
Apoio biônico
E como já estava previsto na programação, a Suframa conta com o apoio de um robô fabricado pela startup Acta Robotics, para divulgar as ações e propósitos da instituição no encontro realizado na capital paulista.