Notícias
Investidores internacionais buscam estreitar relação com a bioeconomia amazônica
Evento foi realizado de forma on-line e reuniu investidores da Espanha (Foto: Márcio Gallo/Suframa)
A prospecção de investimentos internacionais para a região amazônica pautou o webinário "Estratégia de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia: Oportunidades para as empresas espanholas e networking institucional", realizado nesta quarta-feira (27), que reuniu o gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Fábio Calderaro, representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, e investidores daquele país. O tema bioeconomia norteou as apresentações realizadas ao longo do evento, especialmente diante do potencial da Amazônia pela sua reconhecida biodiversidade.
Na oportunidade, o gestor do CBA apresentou a estrutura, as atividades e os principais projetos em desenvolvimento pelo corpo científico do Centro. Alguns dos segmentos com maior potencial de investimento internacional na Amazõnia, principalmente levando-se em consideração os insumos regionais, também foram destacados. "Podemos elencar segmentos como Alimentos & Bebidas, Cosméticos e Fitoterápicos como de grande potencial bioeconômico e empresas de porte internacional já o fazem, o que demonstra a relevância da bioeconomia amazônica para o mundo", disse Calderaro.
Ainda durante o webinário, representantes da Suframa reiteraram a relevância da bioeconomia e o papel do CBA para fomentar este segmento econômico que muito pode complementar a atividade hoje alicerçada no modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Os diferenciais tributários ofertados pelo governo federal para a região e os normativos que incentivam a utilização de insumos regionais pelo setor secundário também foram apresentados aos investidores internacionais, que demonstraram interesse em estreitar relacionamento com a região, especialmente sendo a marca Amazônia tão forte mundialmente.