Notícias
Inscrições para Fórum de Investidores da Feira Internacional da Amazônia estão abertas
Até o dia 30 de setembro, empreendedores de todos os Estados da Amazônia podem inscrever projetos inovadores e de interesse para o desenvolvimento sustentável na seleção do Salão de Negócios Criativos, uma das atrações da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011), a maior vitrine de produtos e serviços da região, que acontece de 26 a 29 de outubro, em Manaus (Amazonas). Os projetos escolhidos irão garantir participação no Fórum de Investidores, a grande novidade do Salão de Negócios Criativos neste ano.
Realizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) através do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e a Coordenação-Geral de Desenvolvimento Regional (CGDER), o Salão apresenta uma programação diferenciada em relação às edições anteriores. O Fórum de Investidores é inédito e tem por finalidade oferecer a empreendedores a oportunidade ímpar de apresentar projetos a potenciais investidores e dessa maneira, abrir caminho para a viabilização de novos negócios. Durante o fórum, também serão realizadas palestras com o objetivo de apresentar as plataformas estratégicas de atuação dos investidores participantes. Em paralelo a esta programação, haverá a exposição de propostas de negócios aberta ao público.
Para viabilizar o processo de seleção de propostas para o Fórum de Investidores, foi lançado o edital do Programa de Apoio ao Salão de Negócios Criativos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que atua como parceira no evento. Podem concorrer propostas de empresas, institutos de pesquisa tecnológica e inventores/pesquisadores (pessoa física) de todos os Estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).
As linhas de interesse preferenciais são produtos regionais (frutas, sementes, óleos essenciais, fibras e peixes); produção (bioindústria, biocosméticos, fitoterápicos, fitocosméticos, artefatos, móveis de madeira e biojoias); turismo e outros segmentos na área de biotecnologia, software, logística de transporte fluvial, energia, petróleo e gás, telecomunicações, mineração e eletrônica. No total, serão escolhidos 15 projetos. O resultado da seleção será divulgado no dia 14 de outubro.
Os documentos necessários para a inscrição estão descritos no edital do programa de Apoio ao Salão de Negócios Criativos disponível no endereço eletrônico http://www.fapeam.am.gov.br/edital.php?cod=178. A documentação deverá ser entregue ou encaminhada em envelope lacrado à Diretoria Técnico-Científica da Fapeam (modelo disponível no link Formulários do site institucional), aos cuidados do Departamento de Análise de Projetos, em duas vias impressas. A Fapeam está localizada à Travessa do Dera, s/nº, no bairro Flores, em Manaus (Amazonas).
A equipe técnica da Fapeam atuará nas fases de seleção e enquadramento das propostas apresentadas para verificar o cumprimento de todos os requisitos. Em uma etapa posterior, os planos de negócios serão avaliados por uma Comissão de Seleção Multi-institucional constituída por um representante das seguintes instituições: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) por intermédio do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide) e da própria SUFRAMA. Os critérios de avaliação são adequação do projeto à política de desenvolvimento regional da SUFRAMA; potencial mercadológico do produto/serviço; e mérito e abrangência da proposta no contexto de CT&I, incluindo sua contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico.
Sobre a FIAM 2011
A FIAM é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Considerado o maior evento multissetorial da região, a edição 2011 da Feira Internacional da Amazônia, que terá como tema "Amazônia e você – o encontro é aqui", contará com diversas atividades destinadas a promover as potencialidades regionais, identificar oportunidades de negócios, atrair investimentos e gerar novos conhecimentos acerca da região.
No pavilhão central do Studio 5 Centro de Convenções, o público poderá conferir as últimas novidades em termos de produtos fabricados com alta tecnologia por empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Também haverá um espaço destinado à exposição institucional de Governos dos Estados que compõem a área de abrangência da autarquia (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá), e como convidados especiais os demais Estados da Amazônia Legal (Pará, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão). Outra atração será a Rodada de Negócios, realizada em parceria com o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), proporcionará encontros entre empresas demandantes e ofertantes de produtos e serviços. Também haverá a Rodada de Negócios de Turismo, promovida em parceria com a Convention Bureau do Amazonas.
Na programação do evento consta ainda o Pavilhão Amazônia, espaço destinado à exposição e comercialização de produtos de micro e pequenas empresas, associações e cooperativas de todos os Estados da região e o Salão de Negócios Criativos, que tem por finalidade viabilizar a transferência de capital para empreendimentos que aliem rentabilidade e impactos positivos ao desenvolvimento regional. Também ocorrerá a sexta Jornada de Seminários, cujo objetivo é debater temas estratégicos para o desenvolvimento regional, bem como difundir o conhecimento sobre a Amazônia e gerar subsídios para a orientação de políticas públicas. Mais informações no site www.suframa.gov.br/fiam.