Notícias
Inovação tecnológica e integração pautam agenda entre Agitec e CBA
Diversos processos foram verificados a fim de entender a relevância da bioeconomia (Foto: Márcio Gallo/CBA)
Representantes da Agência de Gestão e Inovação Tecnológica do Exército (Agitec) visitaram, em agosto, o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) para, em conjunto com representantes do Instituto Militar de Engenharia (IME), conhecer os processos em desenvolvimento na instituição, verificar possibilidades de parcerias voltadas ao desenvolvimento de soluções - especialmente as voltadas a demandas da indústria nacional - e tratar sobre a gestão da propriedade intelectual e a gestão da inovação.
Estavam presentes o subchefe da Agitec, Tenente-Coronel Bruno Marinho, o Chefe da Seção de Gestão da Propriedade Intelectual, Major Filipe Napolitano, a Adjunta da mesma Seção, Capitão Beatriz da Silva, o Chefe da Seção de Engenharia Química do IME, Tenente-Coronel Marco de Oliveira, além de demais integrantes da comitiva. Todos foram recebidos pelo gestor do CBA, Fábio Calderaro, e pela equipe técnica do Centro.
Na ocasião, Calderaro fez uma apresentação sobre as atividades do CBA e sobre "como a bioeconomia amazônica pode promover o desenvolvimento - especialmente - em regiões mais distantes dos grandes centros, tendo em vista o avanço na capacitação de recursos humanos em comunidades que trabalham com insumos regionais". Além disso, a melhora nas atividades de plantio, colheita e no processamento dos insumos pode gerar agregação de valor às cadeias produtivas.
O Subchefe da Agitec, Ten Cel Marinho, destacou que as atividades demonstradas ao longo da visita ao CBA reforçam que uma atuação mais próxima das duas instituições pode construir resultados muito positivos para a sociedade. "As atividades desenvolvidas pela Agência e pelo CBA reforçam essa possibilidade de integração e nos colocamos à disposição do que entenderem ser pertinente para avançarmos neste sentido".