Notícias
Inova Amazônia reúne startups e profissionais para falar sobre bioeconomia
Cerca de 30 startups participaram do evento focado, especialmente, em bionegócios (Foto: Márcio Gallo/CBA)
Inovação e bioeconomia foram dois temas em pauta durante o evento Inova Amazônia Open Session, realizado no dia 12 de agosto em Manaus (AM). A iniciativa ocorreu na sede do Samsung Ocean, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e faz parte do Inova Amazônia, programa de aceleração de startups voltadas para a bioeconomia que integra uma ação do Sebrae Nacional para o desenvolvimento e aceleração de novos negócios.
O Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) foi representado pelo seu gestor, Fábio Calderaro, que realizou uma apresentação sobre as atividades da instituição na região. Dentre outros tópicos, o gestor do CBA comentou sobre alguns avanços necessários - conforme entendimento do Centro - para que a bioeconomia amazônica possa se desenvolver plenamente, sendo as questões de infraestrutura essenciais para se alcançar resultados positivos. "Temos que equacionar questões que envolvem gargalos logísticos, de comunicação e energia. Da mesma forma, devemos atuar para melhorar o ambiente de negócios da região, criando os incentivos corretos para o desenvolvimento correto da bioeconomia como a queremos na Amazônia", disse Calderaro.
Segundo a Dra. Olinda Canhoto, doutora em Biotecnologia e coordenadora desta etapa do Inova Amazônia, participam do programa cerca de 30 startups em fase de aceleração no estado do Amazonas. Elas estão divididas em diversas áreas temáticas, que vão desde ecoturismo até fitoterápicos e embalagens sustentáveis, dentre outras. Para Olinda, "reunir este grupo de startups é algo pioneiro, por parte do Sebrae, por ser algo tão focado na área de bionegócios. Vejo que iniciativas como estas contribuem para o fortalecimento do ecossistema, algo bastante necessário para a nossa região".
Além das apresentações sobre os temas principais do evento - que contaram com a participação de representantes da GreenRio (Conferência sobre bioeconomia sediada no Rio de Janeiro ), Sebrae-AM, Idesam, Samsung Ocean e Ufam -, a programação do Inova Amazônia também contou com diversas startups participando das rodadas de pitch, momento no qual cada uma apresenta suas atividades e modelos de negócios para divulgar seus trabalhos e atrair interessados em atuar em conjunto ou investir.