Notícias
Fórum na Suframa discute ações para melhoria do ambiente de negócios da região
Inscrição é gratuita e, para embasar e direcionar de forma mais efetiva as discussões no fórum, a Suframa realiza uma pesquisa com empresas e entidades a fim de receber avaliação prévia sobre a temática. Ilustração: Arte/Suframa
Líderes empresariais, empreendedores, representantes de entidades de classe e profissionais de entidades públicas e privadas, entre outros, já podem se inscrever no fórum “Ações para melhoria do ambiente de negócios", a ser promovido pela Suframa no próximo dia 13 de setembro, às 8h, de forma híbrida, em continuidade às ações em torno do projeto “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento", o qual vem sendo coordenado pela Autarquia. Para fazer a inscrição gratuita, os interessados podem acessar o link: https://doity.com.br/negocios2040/inscricao.
O objetivo é dar continuidade à congregação de setores representativos da sociedade para discussão e proposição de estratégias de desenvolvimento sustentável, com base em cenários prospectivos e eixos temáticos, que contribuam para a formulação de políticas públicas pela Autarquia e parceiros.
Neste evento específico, serão abordados de forma mais aprofundada os fatores externos que impactam nas atividades das empresas e organizações, bem como as variáveis que poderão trazer melhorias na produtividade e na competitividade dos empreendimentos regionais. Essas variáveis incluem as interações das empresas com órgãos públicos e entidades regulamentadoras que emitem autorizações, registros, licenças e certidões, entre outros.
Pesquisa
Para embasar e direcionar de forma mais efetiva as discussões a serem realizadas no fórum, a Suframa está conduzindo desde a última quarta-feira (31) pesquisa com empresas e entidades a fim de receber avaliação prévia sobre o ambiente de negócios da região, buscando conhecer opiniões sobre os principais gargalos enfrentados e também reunir informações sobre as oportunidades e ameaças identificadas sob o ponto de vista das instituições.
A pesquisa classifica os informantes conforme a principal atividade econômica desempenhada, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e também estratifica os respondentes por porte de empresa ou regime jurídico (MEI, ME&P, Médio Porte, Grande Porte, Administração Pública, ONGs, OS, OSC, OSCIP, etc).
Para participar da pesquisa, clique neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSepDiz48hxhdkV7KK-7gltwoi_CSqxc-lhWzQpdn0LIomRLRg/viewform?usp=pp_url.
Projeto
Esta é a sexta atividade da série de eventos programados para julho, agosto, setembro e outubro e relacionados ao projeto "Amazônia 2040" na Suframa. Até agora, já foram realizados o lançamento do projeto, nos dias 25 e 26 de julho; e os fóruns de Óleo e Gás (4 de agosto), Bioeconomia (11 de agosto), Indústria 4.0 e 5G (24 de agosto) e Fertilizantes (1o de setembro). Os arquivos das palestras de todos os fóruns ocorridos estão disponibilizados neste endereço eletrônico: https://www.gov.br/suframa/pt-br/publicacoes/seminarios-apresentacoes.
Agenda Estratégica
Seguindo sua missão institucional, a Suframa trabalha para intensificar as contribuições em prol do desenvolvimento da Região Amazônica, com a realização de estudos exploratórios que visam à elaboração de cenários prospectivos e à proposição de uma agenda estratégica com a finalidade de sugerir diretrizes para a potencialização das "sementes de futuro" e para mitigação de "incertezas-críticas" que resultem em avanços no desenvolvimento sustentável da região em um horizonte até 2040.
Dentro desse esforço sinérgico, a Suframa, em parceria com a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e Universidade Católica de Brasília (UCB), coordena o projeto “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento", com o objetivo de estudar e construir cenários para o país e estratégias para o futuro da Amazônia, formalizando a sua adesão ao projeto “Cenários BRASIL 2040”.